Galopim de Carvalho

António Marcos Galopim de Carvalho nasceu em Évora, em 1931. É doutorado em Geologia pela Universidade de Lisboa, tendo leccionado na Faculdade de Ciências, de 1961 a 2001, ano em que se jubilou como professor catedrático, e na Faculdade de Letras, de 1965 a 1981.
É autor de vasta bibliografia científica, de divulgação e de ficção e, nas duas últimas décadas, tem proferido conferências e participado em colóquios e debates por todo o país e no estrangeiro.
Foi director do Museu Nacional de História Natural, a partir do qual continua a desenvolver acções de divulgação, salvaguarda e valorização do património geológico nacional. É patrono do Agrupamento de Jardins-de-Infância e Escolas Professor Galopim de Carvalho, em Queluz., e do Museu do Quartzo – Centro de Interpretação Galopim de Carvalho, em Viseu,

Badana da contracapa de uma das suas últimas obras publicadas:
As sete histórias que integram Era uma Vez… Com Ciência utilizam a ficção ao estilo dos contos infanto-juvenis. Abordam com simplicidade, mas sem perda de rigor científico, temas de geologia, mineralogia e paleontologia, de grande utilidade no dia-a-dia da sociedade.
Como em todas as histórias ficcionadas, elaboradas com propósitos de divulgação científica, os objectos têm a capacidade de ver, ouvir e sentir. Pensam e falam uns com os outros e possuem os conhecimentos básicos necessários ao desenrolar do discurso.

Desde sempre empenhado na divulgação e valorização destes domínios do saber, o autor escreve desta vez e em especial para os mais jovens, numa linguagem que não desmerece os mais crescidos, interessados em ler o que se procura ensinar.