sexta-feira, 8 de maio de 2015

TRANSCENDÊNCIA





Ao longo do nosso percurso de autorrealização, uma das nossas necessidades enquanto seres humanos é a capacidade de entrarmos em contacto com uma dimensão que ultrapassa a nossa personalidade egoica. Há necessidades que pertencem à esfera da sobrevivência, mas há outras que enriquecem de sentido a nossa existência.
O desejo de conhecer e compreender, a apreciação estética, o cumprimento de uma vocação no seio da família, na vida profissional, ou em atividades de carácter social, são elementos importantes na constituição do nosso sistema de valores, os quais vão satisfazer algo mais vasto do que o nosso Eu.
Há experiências que nos fazem sentir como parte de um todo, uma espécie de fusão com o universo, cuja explicação não consegue ser decifrada pelas nossas estruturas mentais. O nosso Eu, cheio de preocupações, dúvidas, inseguranças e apegos, desaparece por instantes e somos invadidos por uma sensação de paz e integração, onde sentimos que tudo é perfeito.
Tudo o que reduz a presença do Eu permite-nos entrar numa dimensão que o transcende. Podemos sentir esta dimensão através do contacto com a natureza, ao ouvirmos uma música, na presença de outra pessoa, mediante uma epifania, ou uma descoberta. Neste tipo de experiências sentimo-nos no auge das nossas capacidades: mais inteligentes, mais percetivos, mais fortes, mais sensíveis, mais criativos. Sentimo-nos libertos de bloqueios, de inibições, de defesas, de medos. Vivemos em pleno o aqui e agora, e os sentimentos de autoaceitação e de autoestima reforçam-se espontaneamente.
Cada pessoa vive de maneira idiossincrática este tipo de experiências, na medida em que cada um tende a aprofundar, pela sua própria subjetividade, novas formas de explorar o mundo. Parece um paradoxo, mas a mais conseguida realização da identidade individual traduz-se na transcendência do próprio Eu, pois estas vivências provocam a sensação de que algo mudou dentro de nós para melhor.


                                                    Rossana Appolloni