sexta-feira, 26 de julho de 2013

A PIRÂMIDE DAS NECESSIDADES - 1



O psicólogo americano Abraham Maslow, na tentativa de explicar o nosso comportamento e a motivação que lhe está subjacente, elaborou uma pirâmide hierárquica de necessidades e explica que quando uma das necessidades não está satisfeita, o sujeito é levado a agir para a satisfazer.
Um exemplo simples pode ser o de quando temos sede, fazemos o que está ao nosso alcance para bebermos água. O que nos motiva a agir é precisamente sentir uma necessidade por colmatar. Quando tal não acontece, abre-se o espaço para a frustração, a qual pode ser manifestada de várias formas: agressividade, nervosismo, ansiedade, apatia, depressão, passividade, resistência à mudança, e por aí adiante.
Maslow divide as necessidades humanas em 2 níveis: as necessidades básicas e as necessidades do ser, cada uma delas composta por quatro tipos de necessidades.
Vejamos as necessidades básicas:
1) Necessidades fisiológicas: alimentação, água, sono, ar. Se estivermos a afundar tentaremos de todas as formas possíveis vir acima para conseguirmos respirar. A vontade de sobreviver é a motivação que nos leva a agir e a combater o sufoco.
2) Necessidades de segurança: trata-se de segurança física (fechar a porta de casa), mas também segurança psíquica (manter um emprego embora não se sinta satisfeito ou manter uma relação apesar de já não se sentir feliz).
3) Necessidades de amor e relacionamentos, as quais se podem classificar também como necessidades sociais, pois tem a ver com as relações interpessoais. Todos procuramos afeto, aceitação e satisfação na relação com os outros. Quando não o conseguimos, tendemos ao isolamento e à solidão.
4) Necessidades de estima, que inclui o desejo de ser reconhecido e aceite pelos outros. Diz respeito à reputação que temos, ao que os outros pensam de nós e como nos veem, mas também à autoconfiança, isto é, a como nós nos vemos a nós próprios.

Continua…

Rossana Appolloni

http://www.youtube.com/watch?v=yM8SwZkvCIY