quinta-feira, 11 de outubro de 2012

OS AFETOS REDOBRAM AS ALEGRIAS E REDUZEM AS TRISTEZAS



Quem tem uma rede de relações humanas tem uma maior probabilidade de se sentir bem. Ter pessoas que se preocupam por nós e com as quais partilhamos a nossa vida, intensifica a nossa sensação de bem-estar e alivia o nosso sofrimento.
Sentir que somos amados cria um espaço psicológico de segurança que nos ajuda a enfrentar as dificuldades e, simultaneamente, cria um espaço paralelo de felicidade que nos ajuda a seguir as nossas paixões.
Cultivar a intimidade passa por uma troca recíproca de nos deixarmos conhecer. Os desejos, os medos, as fantasias e os sonhos são gradualmente revelados numa perspectiva positiva de nos sentirmos cada vez mais próximos e cúmplices uns dos outros.
O amor incondicional é a base de uma relação feliz, seja ela entre parceiros ou entre amigos. Amar incondicionalmente uma pessoa significa nutrir sentimentos positivos por aquilo que ela é, independentemente de fatores externos como a riqueza, a fama, o poder, etc. Quem ama pensa no bem-estar da pessoa amada, encorajando-a a fazer escolhas importantes para ela, mesmo que não esteja incluído nelas.
Hoje em dia, o amor nas relações ainda é associado à crença de que este implica sacrifício. Estarmos ao lado dos nossos amigos ou parceiro/a em momentos de crise não deve ser um sacrifício, antes pelo contrário! Ajudar o próximo é importante porque reforça os laços entre as pessoas. Para além disso, quando há amor, a nossa felicidade depende da do outro, pelo que ajudá-lo implica também ajudarmo-nos a nós próprios. Todo este processo acaba por trazer significado à nossa vida pois, no final, por muito que possamos ter em termos materiais, são os afetos e as emoções que vivemos através das pessoas amadas que nos fazem felizes.
                                                             Rossana Appolloni