quarta-feira, 25 de julho de 2012

DESTINOS CLAROS PARA UM CAMINHO GRATIFICANTE



Ser feliz e ter sucesso na vida em termos pessoais e profissionais implica termos desejos, aspirações e objetivos. As pessoas que estabelecem objetivos têm mais possibilidade de ter sucesso nas suas conquistas do que as que não o fazem. Ter objetivos explícitos que nos desafiam leva-nos a ter resultados melhores, uma vez que fazem concentrar a nossa energia sobre uma meta a alcançar. Ter metas que nos entusiasmam dá-nos a força que precisamos para acreditarmos que somos capazes de ultrapassar obstáculos. E se acreditarmos nas nossas metas, conseguimos ultrapassar os obstáculos com que nos vamos deparando para lá chegar. Trata-se de uma espécie de profecia que se realiza na sequência de uma nossa forte crença.
No entanto, só o facto de alcançar uma meta não é suficiente para sermos felizes. Depois de termos atingido o objetivo, facilmente voltamos ao estado emotivo que nos acompanhava antes do evento. Se é assim, então para que serve termos metas e objetivos? Servem para nos libertar, para conseguirmos gozar o aqui e agora. Se começarmos uma viagem sem destino vamos sempre hesitar na escolha dos melhores caminhos. Se não soubermos para onde queremos ir, qualquer bifurcação se transforma numa angústia, num momento de indecisão e de sofrimento. Se, pelo contrário, tivermos o destino bem presente, podemos dedicar a nossa atenção ao momento presente.
Sendo assim, o caminho que nos faz chegar ao nosso destino também é importante e não só o destino em si. Mas este tem de estar claro, para que o percurso possa ser gratificante. Desta forma, as metas tornam-se elas próprias meios, pois é a sua existência que nos permite ter prazer enquanto caminhamos nessa direção.

           Rossana Appolloni