terça-feira, 8 de maio de 2012

A EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO



A União Europeia promove o desenvolvimento das capacidades empreendedoras e inovadoras dos seus cidadãos como um factor chave para a competitividade. A maior parte dos países europeus está envolvida num processo de reformas educativas onde se prevê a implementação da Educação para o Empreendedorismo. Nalguns, foram criadas estratégias educativas específicas, enquanto noutros elas decorrem ao longo de toda a vida.
A Educação para o Empreendedorismo é um mecanismo impulsionador do crescimento futuro: se a Europa quer ser competitiva, deve investir nos seus cidadãos, nas suas capacidades e nas suas possibilidades para se adaptar e para inovar. Isso significa que é necessário encorajar uma verdadeira mudança de atitudes e logo a partir do início do percurso educativo.
A Educação para o Empreendedorismo é explicitamente reconhecida nos curricula da educação primária e secundária de muitos países europeus. Noutros, são definidos objectivos de aprendizagem (teórica e prática) relacionados com atitudes empreendedoras e perfis educativos, tais como o poder de iniciativa, a assumpção do risco e a criatividade.
Em conclusão, é de registar ainda que se desenvolvem nalguns países europeus actividades que mostram uma estreita cooperação entre a educação e o tecido empresarial. Aquelas manifestam-se, muitas vezes, pela iniciativa empreendedora dos estudantes, na criação e desenvolvimento de pequenas e médias empresas.

                                                       FNeves