domingo, 17 de julho de 2011

CONTRIBUTOS PARA A INSERÇÃO NO MUNDO DO TRABALHO

                 


As actuais circunstâncias sócio económicas da União Europeia justificam a implementação de políticas e estratégias relacionadas com a aprendizagem ao longo da vida que levem ao aperfeiçoamento e expansão de competências em todas as áreas, não só ao nível técnico mas, especialmente, ao nível pessoal (competências sociais e emocionais).
É, pois, essencial desenvolver as competências relacionadas, nomeadamente a Inteligência Emocional; outras, no entanto, não podem ficar de fora tais como a auto-aprendizagem, a motivação e as sociais. Todas elas são importantes nos diferentes níveis de educação e de aprendizagem e, cada vez mais, elas têm a ver com o mercado de emprego.
A União Europeia refere em diversos documentos estratégicos a importância das competências cívicas e sociais como um dos principais pilares da educação e da aprendizagem. Elas deverão ser preocupação, igualmente, das diferentes aprendizagens ao longo da vida, nas suas vertentes formal e informal.
A integração contínua e horizontal de todas estas competências duma forma clara, permite que os formandos se adaptem com sucesso às necessidades do mercado de trabalho, cada vez mais exigente em termos de competências sociais.
A situação actual exige que se actue logo desde a educação primária; só assim poderão ser adquiridas as diferentes competências atrás referidas que poderão conduzir ao desejado sucesso num mundo em mudança e em constante evolução.

                                                                                                         FNeves