domingo, 17 de abril de 2016

RESPEITO PELO AMBIENTE OU OPERAÇÃO DE MARKETING ?




            As espécies animais e vegetais estão em declínio; em consequência, não só a biodiversidade do planeta mas também as reservas de alimentos e de água potável de que dependem milhões de pessoas, estão em risco. Nos países ricos, a maior parte dos habitantes depende sobretudo das espécies domésticas para a sua alimentação; tal não acontece nos restantes países em que ainda existem milhões de pessoas que dependem da caça e da pesca. Daí resulta que os ecossistemas estão sujeitos a fortes pressões, como resultado do crescimento demográfico e da exploração crescente dos recursos naturais. São, muitas vezes, utilizados métodos que destroem os habitats e conduzem rapidamente à extinção das espécies. Essa redução atinge um valor elevado nalgumas com interesse comercial. As espécies estarão cada vez mais ameaçadas e a nossa sobrevivência posta em risco se não forem respeitados os limites impostos pela natureza. Só assim será possível ter uma economia, desejavelmente, verde.
             As espécies invasoras representam uma séria ameaça à diversidade biológica. É necessário tomar medidas de prevenção e de sensibilização que previnam e promovam a erradicação destas espécies, quer à escala nacional quer à escala mundial de modo a limitar os prejuízos que elas causam. Em contrapartida, existem espécies que contribuem especialmente para a melhoria do ambiente. Por exemplo, uma árvore pode produzir num ano o oxigénio que dez pessoas respiram nesse mesmo período. Também os moluscos bivalves e algumas plantas aquáticas têm uma contribuição importante para a purificação da água das zonas húmidas. 
“O bater de asas de uma borboleta em Nova Iorque desencadeia uma tempestade em Pequim”. Esta frase tão popular refere-se ao “efeito borboleta” da Teoria do Caos. E qual é a relação desta frase com a extinção das espécies? Na ecologia ela é muitas vezes lembrada, pois que, por exemplo, a cadeia alimentar, é gravemente perturbada pela perda das espécies, e consequente desaparecimento dos predadores.

         O mercado e as empresas, também conhecem a importância que a biodiversidade tem para todos nós; daí a preocupação e o interesse que demonstram na preservação das espécies e a forma como fazem a sua divulgação, cativando desse modo clientes ambientalmente responsáveis. Por outro lado, as empresas na sua ânsia de aumentar os lucros, estão atentas às vantagens que poderão resultar da adesão à ideia de economia verde. Daí que uma grande cadeia de distribuição em Portugal, tenha anunciado recentemente com grande pompa e circunstância, que não será possível encontrar à venda nas suas lojas, espécies píscícolas que tenham sido declaradas em perigo de extinção.


                                    FNeves