sábado, 12 de março de 2016

MOMENTOS ESCOLHIDOS






Há momentos cujo impacto é de uma intensidade tal que muda o rumo da nossa existência. Podem ser eventos dramáticos, como por exemplo um acidente, mas também uma simples frase ouvida, um olhar trocado, um gesto sentido. Há momentos que mudam a nossa vida para sempre, desviam-nos da direção prevista. Momentos destes estão sempre a acontecer, mas há alturas em que decidimos prestar-lhes atenção e colocarmos em questão o caminho que estávamos a percorrer. 
Qualquer que seja o momento, bom ou mau, alegre ou triste, é uma porta que, quando conscientemente aberta, nos permite aprofundar quem somos. São momentos que nos levam a elaborar perguntas sobre as nossas opções e se essas têm sido um reflexo do que desejamos, livres de condicionamentos e medos. Tudo o que nos acontece são oportunidades para pormos em causa os nossos pensamentos, sentimentos e atitudes. Será que são serenos, coerentes com a nossa essência mais íntima, ou será que são fruto de padrões de comportamento e defesas que carregamos às costas? E será que estaremos conscientemente presentes para reconhecer essa porta a abrir-se ou estará a nossa mente tão cheia de distrações que nem os vemos?
Para vermos essa abertura precisamos de escutar. E para escutar precisamos de parar, de entrar em silêncio, de contactar o nosso sentir e distinguir o que é nosso e o que nos foi colado de fora. Uma vida autêntica implica sentirmos a nossa essência para a conseguirmos exprimir no mundo, num movimento de exploração interior, de descoberta do que andamos aqui a fazer, para onde queremos ir, do que queremos aprender, conquistar e expressar. Pessoas para quem a vida é apenas uma sucessão de momentos do nascimento até à morte, cujo propósito não lhes toca, são pessoas que passam pela superfície das águas sem mergulhar. Não ficam molhadas, mas também não conhecem a beleza que se esconde nas profundezas do mar, não conhecem a sensação de sentirem o corpo em contacto com a água… Pelo contrário, pessoas atentas deparam-se constantemente com momentos de abertura à mudança. Ter a disponibilidade para nos entregarmos a momentos que nos fazem pôr em causa a nossa visão do mundo abre-nos para uma vida mais estimulante e significativa. Momentos que questionam o nosso sentir. Momentos que alteram a nossa caminhada no trilho da vida. Momentos que se tornam marcos no nosso percurso. Momentos escolhidos.

                                                        Rossana Appolloni
                                                   www-rossana-appolloni.pt