segunda-feira, 21 de março de 2016

DE JOVENS PARA CRIANÇAS







Reconheço que nestas minhas crónicas não tenho dedicado o espaço adequado à Pequena Infância. E, no entanto, ela é, mais do que as outras idades, merecedora da maior atenção. Na verdade, durante a infância estrutura-se a pessoa que há-de vir a ser como adulto, seja sob os pontos de vista físico-motor, afectivo ou cognitivo. Do modo como decorrem os primeiros anos de uma pessoa dependem, em boa medida, os seus êxitos e fracassos na vida profissional e nas relações que estabelece com seus semelhantes.
As relações mãe-filho são, de sobremaneira, importantes. A atitude materna desempenha papel relevante nas características afectivas da criança. De um modo geral, a família pode exercer uma influência facilitadora ou inibidora do desenvolvimento global da criança. Se facilitar a sua iniciativa e a sua segurança, reforça o seu desenvolvimento; se, pelo contrário, a iniciativa e a segurança da criança forem relegadas para segundo plano, o seu desenvolvimento ficará comprometido.
Vem este preâmbulo a propósito de um projecto, o Projecto PI (Pequena Infância). A ideia de divulgar o teatro no universo infantil, promovendo o conhecimento de algumas das suas características e difundir os mitos clássicos constituiu uma linha de força para pôr o Projecto em marcha. Na verdade, os promotores do Projecto – alunos de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra – “acreditam que esses mitos conservam o poder pedagógico de outrora, garantindo, assim, o acesso ao conhecimento de um substrato cultural que fascina a humanidade há vários séculos”.
As oficinas de expressão dramática exploram temas do mundo clássico greco-romano, razão pela qual têm sido apresentados e explorados imaginários greco-latinos, como a viagem e as aventuras de Ulisses, o cavalo de Tróia, a teia de Penélope e os mitos de Minos, Narciso e Pandora, os Doze Trabalhos de Hércules, a Descida aos Infernos de Teseu, o Labirinto do Minotauro, entre outros episódios.
Este Projecto dirige-se a crianças entre os 4 e 10 anos. A exploração das potencialidades da expressão dramática é um dos objectivos do grupo, pois ela é um agente pedagógico importante, na medida em que incentiva a criatividade artística, o autoconhecimento, as capacidades motoras, expressivas e criativas, a alfabetização estética e ética.
Eis um Projecto em que, de um modo gratuito, jovens universitários colocam os seus tempos livres e conhecimentos ao serviço das crianças. Um exemplo a seguir!


                                                              Mário Freire