quinta-feira, 24 de março de 2016

ATENÇÃO PLENA





A atenção é o contrário de distração. É o contacto connosco próprios. É reconhecer o que sentimos perante os estímulos exteriores. E quando andamos distraídos não sentimos. Distraímo-nos para nos abstrairmos, porque é cansativo estar atento à vida. É cansativo olharmos para nós, ficarmos no sentir, questionarmos as escolhas que fazemos, assumirmos a liberdade de alterar tudo a qualquer momento. Preferimos não pensar, não sentir, não sofrer, não nos molhar… e vamos vivendo, ou melhor, sobrevivendo. Aceitar entrar no desconhecido assusta, mete medo, cria-nos insegurança. É melhor não... É melhor optarmos pelo seguro, pelo que nos é familiar e já conhecemos, pois assim sabemos com o que contamos. Como se a vida fosse uma escolha entre certezas e incertezas… como se a vida pudesse ficar imutável se escolhermos o conhecido. Resistimos. Resistimos. Resistimos. Quem não resiste entrega-se à batalha. Só os grandes guerreiros se disponibilizam às grandes batalhas. Batalhas que transformam a vida. Batalhas onde nada se perde, a não ser o que já não nos serve ao nosso propósito de vida.
Entrar numa batalha para ganhar traduz-se em perder logo à partida. O objetivo deste tipo de batalhas, ou desafios, não são a vitória sobre um inimigo, mas sim um enriquecimento, uma transformação, no contacto com os outros, que não são nossos inimigos, mas sim ferramentas para conseguirmos concretizar as nossas aprendizagens, sendo que aprender e crescer implica superar obstáculos que tendemos a ver como externos, mas que, na verdade, são apenas internos. Já só reconhecê-los é difícil, implica atenção e perseverança num trabalho de olhar para si próprio, o que nem todos estão dispostos a fazer.
 Para os desafios nos enriquecerem há que estar dispostos a ser afetado, no sentido de estar interiormente aberto para que determinado momento possa provocar uma mudança. Entregar-se ao momento, deixar que ele nos afete, acolher sem resistências para sentirmos a intensidade da vida, no que ela tem de transformador, é só para quem tem a grande vontade de valorizar e honrar a própria existência. Quando nos abrimos aos momentos e nos deixamos afetar é sempre uma oportunidade para que o desconhecido passe a conhecido. Mas até que ponto nos queremos conhecer? Na mesma exata medida em que nos permitimos ser afetados pelos momentos que passam por nós. Ou os apanhamos e corremos o risco de uma caminhada cada vez mais feliz, ou os deixamos ir, na ilusória certeza de que a nossa vida continuará a mesma de sempre.

Rossana Appolloni
www-rossana-appolloni.pt