sexta-feira, 2 de outubro de 2015

ECOLOGIA HUMANA



Os seres humanos são considerados como sistemas vivos operando em ambientes complexos; contudo, ainda não os conhecemos suficientemente bem de modo a podermos controlar, por exemplo, os seus comportamentos nocivos para a sociedade. Considera-se que eles são sujeitos a processos ecológicos e evolutivos, semelhantes aos das restantes espécies. Não será, porém, de esquecer o carácter único do comportamento dos seres humanos.
A Ecologia Humana pretende explicar o comportamento humano. Nessa perspectiva, estuda as interacções entre os seres humanos e o ambiente que os rodeia sob os pontos de vista evolutivo, histórico e socio-político, entre outros; pretende-se compreender melhor a diversidade e complexidade de tais interacções de modo a tentar explicar as crises sociais e, desse modo, promover um futuro sustentável.
Os conceitos e métodos partilhados com as ciências biológicas, são importantes na compreensão do comportamento humano. Esta ideia resulta das teorias pioneiras de Malthus e de Darwin, dedicadas ao estudo do comportamento das populações. Por exemplo, os humanos não podem viver isolados da natureza que os envolve, desenvolvendo competências de acordo com o meio em que vivem. Essas competências, variam no tempo e de lugar para lugar e poderão influenciar a densidade populacional e mesmo a organização social.
A Ecologia Humana, partilha também os conceitos da biologia das populações. A selecção natural, depende do ambiente em que vivem os indivíduos: o sucesso num ambiente pode não se repetir noutro ambiente diferente. Também os indivíduos interagem uns com os outros e com o ambiente que os rodeia, dando origem à correspondente adaptação. Esta é a ideia de selecção natural em que, uns sobrevivem e se reproduzem melhor que outros.
A recente Encíclica do Papa Francisco traduz bem a importância da Ecologia Humana; o ser humano é considerado como peça chave do ambiente que, por sua vez, é encarado não só como um conjunto de factores físicos, químicos e bióticos mas também como um agregado de condições culturais e sociais que condicionam a vida dum individuo ou duma comunidade.

                                                   FNeves