sábado, 16 de maio de 2015

UMA FIGURA ÍMPAR NA PRESERVAÇÃO DO AMBIENTE EM PORTUGAL





         Figura notável nas questões do ordenamento do território e do uso da terra em Portugal, Gonçalo Ribeiro Telles licenciou-se em Engenharia Agrónoma e terminou o Curso Livre de Arquitectura Paisagista, no Instituto Superior de Agronomia. Iniciou a sua vida profissional, como assistente deste Instituto. Mais tarde, seria professor catedrático convidado da Universidade de Évora, criando as licenciaturas em Arquitectura Paisagista e em Engenharia Biofísica, onde tive o grato prazer de ser seu discípulo.
         Após o 25 de Abril fundou o partido Popular Monárquico. Foi Subsecretário de Estado do Ambiente em diversos Governos Provisórios e Secretário de Estado da mesma pasta, no I Governo Constitucional. Dos seus projectos, é de assinalar o dos jardins da Fundação Calouste Gulbenkian, que assinou com António Viana Barreto e com o qual recebeu, ex-aequo, o Prémio Valmor de 1975.
         Em Abril de 2013 foi galardoado com o Prémio Sir Geoffrey Jellicoe, a mais importante distinção internacional no âmbito da Arquitectura Paisagista.
         Na noite de 25 de Novembro de 1967, as fortes chuvadas que se sentiram causaram a morte de centenas de pessoas. Em contraponto às causas divinas, o arquitecto, questionando o modelo de desenvolvimento do país, apontou a falta de ordenamento do território como a principal razão para a fatalidade. Pretendendo criar medidas de remediação e também com o intuito de salvaguardar a estrutura biofísica nacional, Gonçalo Ribeiro Telles foi, em 1982 e 1983, o grande impulsionador da criação da Reserva Agrícola Nacional e da Reserva Ecológica Nacional e ainda do Serviço Nacional de Parques. Não esquecer que, em Portugal pode aparecer uma moradia de luxo feita misteriosamente numa zona de paisagem protegida, um Parque Natural por exemplo, sem que ninguém a tenha autorizado e sem que ninguém seja responsável pela sua execução. Basta lembrar o que se passou recentemente na serra da Arrábida, com a construção da casa dum conhecido político.
         A premência de questões de natureza social como a habitação, o abastecimento de água ou o saneamento básico devem continuar a merecer as atenções dos nossos governantes mas, desejavelmente, em moldes que promovam a preservação do ambiente.
                                                                 FNeves