A Matemática continua
a ser, não só em Portugal, uma das disciplinas que maiores dificuldades traz aos
alunos. Para contrariar esta situação, o ministro da Educação de França lançou,
em Dezembro passado, uma iniciativa, denominada Estratégia Matemática, que visa modernizar o ensino da Matemática,
torná-lo mais atractivo junto dos alunos, mais em sintonia com o tempo deles. Na
verdade, ao aluno a Matemática aparece-lhe algo como inútil, ultrapassado,
aborrecido…
Com as novas
competências que a criança e o adolescente trazem já a partir de casa, com a
vulgarização do computador e com a massificação do telemóvel e as múltiplas funcionalidades
de que este é portador, fez com que a construção do pensamento da criança e do
adolescente adquirisse novas tonalidades. Eles lidam mais com signos do que com
coisas; a imagem é preferida ao objecto. Se a realidade era o último recurso em
que o professor podia apoiar-se para estruturar o seu processo de ensino, essa
mesma realidade passou a ter outra importância, uma vez que o aluno pode,
agora, recriá-la.
Pretende-se, então,
com aquela Estratégia Matemática que
os conteúdos desta disciplina ajudem a resolver problemas ligados ao quotidiano
das pessoas, permitam aos alunos fazer face a situações da vida corrente e,
ainda, que a sua aprendizagem seja feita de uma maneira mais lúdica e inovadora.
Ora, diz Mickael Launay, um dos grandes impulsionadores deste tipo de ensino, o
aspecto lúdico é, antes de tudo, um estado de espírito. Diz ele, em entrevista
ao site Café Pédagogique, “um curso magistral com quadro tradicional pode ser
lúdico. Tomemos o tema das equações. Uma equação é sempre uma adivinha e antes
de entrar na teoria, é possível lançar desafios aos alunos, tais como: ‘podeis
encontrar um número que não mude quando se multiplica por ele próprio?’”
Uma consulta ao site
deste professor (Micmaths) que
pretende retirar à Matemática aquele estigma da dificuldade, da chateza e da
inutilidade, talvez valha a pena para quem se dedica à difícil tarefa de ensinar
esta disciplina.
Mário Freire