quinta-feira, 30 de abril de 2015

ENSINAR A MATEMÁTICA





A Matemática continua a ser, não só em Portugal, uma das disciplinas que maiores dificuldades traz aos alunos. Para contrariar esta situação, o ministro da Educação de França lançou, em Dezembro passado, uma iniciativa, denominada Estratégia Matemática, que visa modernizar o ensino da Matemática, torná-lo mais atractivo junto dos alunos, mais em sintonia com o tempo deles. Na verdade, ao aluno a Matemática aparece-lhe algo como inútil, ultrapassado, aborrecido…
Com as novas competências que a criança e o adolescente trazem já a partir de casa, com a vulgarização do computador e com a massificação do telemóvel e as múltiplas funcionalidades de que este é portador, fez com que a construção do pensamento da criança e do adolescente adquirisse novas tonalidades. Eles lidam mais com signos do que com coisas; a imagem é preferida ao objecto. Se a realidade era o último recurso em que o professor podia apoiar-se para estruturar o seu processo de ensino, essa mesma realidade passou a ter outra importância, uma vez que o aluno pode, agora, recriá-la. 
Pretende-se, então, com aquela Estratégia Matemática que os conteúdos desta disciplina ajudem a resolver problemas ligados ao quotidiano das pessoas, permitam aos alunos fazer face a situações da vida corrente e, ainda, que a sua aprendizagem seja feita de uma maneira mais lúdica e inovadora. Ora, diz Mickael Launay, um dos grandes impulsionadores deste tipo de ensino, o aspecto lúdico é, antes de tudo, um estado de espírito. Diz ele, em entrevista ao site Café Pédagogique, “um curso magistral com quadro tradicional pode ser lúdico. Tomemos o tema das equações. Uma equação é sempre uma adivinha e antes de entrar na teoria, é possível lançar desafios aos alunos, tais como: ‘podeis encontrar um número que não mude quando se multiplica por ele próprio?’”
Uma consulta ao site deste professor (Micmaths) que pretende retirar à Matemática aquele estigma da dificuldade, da chateza e da inutilidade, talvez valha a pena para quem se dedica à difícil tarefa de ensinar esta disciplina.


                                Mário Freire