terça-feira, 9 de dezembro de 2014

AS ESCOLHAS DE UM CURSO E O FUTURO PROFISSIONAL

                       

Foi publicado um estudo em 2013, pela OCDE, sobre alguns aspectos da educação dos seus países membros. Ora, segundo esse trabalho, está a assistir-se a uma tendência nos jovens, na orientação dos seus estudos superiores, para as ciências sociais, incluindo nestas a economia, a gestão e o direito. Mais: esta tendência continuou a acentuar-se este ano. Em certos países, como na Indonésia, Rússia, México e Hungria, a percentagem de jovens de 18 anos a seguir estes ramos do conhecimento ultrapassa já os 40%!
Discriminando melhor esta grande área, verifica-se que dentro dela há distâncias abissais entre as suas componentes. Assim, os que desejam ir para gestor são em muitíssimo maior número dos que preferem ser sociólogo. Por outro lado, apenas 9% dos jovens ingressam nas chamadas ciências duras (Física, Matemática…). É certo, pelo menos no nosso País, que o ingresso num curso que conduza a uma carreira de investigação científica não tem futuro e muitos dos actuais cientistas encontram-se a trabalhar numa grande precariedade laboral que os está a remeter ou para o desemprego ou para a emigração ou para outras actividades. Nas Engenharias, que fazem a transição entre as ciências puras e as aplicadas, o panorama também não é muito animador, pelo menos em Portugal. Se entre os países da OCDE há 15% de jovens que ingressam num curso de engenharia, em Portugal o desinteresse foi tal que 45 cursos de engenharia ficaram vazios e muitos outros não obtiveram senão um número reduzido de alunos.

É cada vez mais frequente, por outro lado, encontrarem-se diplomados a trabalhar em áreas que não são as da sua formação. As competências de personalidade parecem rivalizar com a formação de base. Enfim, nos dias que correm, onde a imprevisibilidade nos toca amiudadamente, não é aos 18 anos que se estabelece o futuro profissional. Desenvolver, em simultâneo, conhecimentos e competências eis a tarefa que se coloca ao aluno do ensino superior. Depois…as circunstâncias da vida e a sabedoria ditarão o seu futuro.

                                                             Mário Freire