sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

A FELICIDADE NA PUBLICIDADE





O tema da felicidade tornou-se frequente na publicidade contemporânea, tendo por consequência a eventual banalização e a redução do conceito de felicidade a níveis de ambígua superficialidade e, por vezes, como acontece em determinados anúncios, a níveis de pura manipulação das audiências. Várias são as campanhas de publicidade na televisão que procuram transmitir a ideia de que a felicidade é a coisa mais simples do mundo e que está ao nosso alcance sempre que consumimos um determinado produto. Para sermos felizes bastaria comprar com assiduidade o produto mágico da marca proposta no anúncio e a vida transformar-se-ia em estados eufóricos de publicidade.
Longe vão os tempos em que a publicidade comercial proporcionava algum carácter informativo. Com a crescente proliferação de produtos muito semelhantes disponíveis no mercado globalizado, a publicidade passou a concentrar-se na criação de imagens de marca. A marca passa a distinguir-se não só pela sua suposta qualidade e inovação, mas por criar uma imagem simbólica de prestígio que fideliza os consumidores e sugere estilos de vida com os quais as pessoas são persuadidas e identificar-se. A imagem de marca afirma uma identidade própria para o seu produto, mas também uma identidade ilusória para os respetivos clientes, que se sentem fazer parte de uma comunidade de valores repetidamente expostos como espetáculo nos meios de comunicação social.
Agora já não se trata de destacar as qualidades do produto nem sequer distinguir uma clientela particular, trata-se simplesmente do colar a marca a um conceito universal abtrato e, preferencialmente, a uma emoção positiva forte que obtenha a adesão do público. E que emoção mais universal, intemporal e convincente do que a celebração da felicidade associada ao consumo do produto? Mas cuidado, a felicidade está bem longe de ser um segredo que se conquista através da compra de um produto!

                                       Rossana Appolloni

                                 www.rossana-appolloni.pt