terça-feira, 9 de setembro de 2014

UM COMPROMISSO COM A CIDADANIA


Foi emitida uma circular, pelo ministro da educação de França, dirigida aos responsáveis de estabelecimentos de ensino onde é leccionado o nível equivalente aos nossos 10º, 11º e 12º anos de escolaridade, para que levassem a cabo, durante a fase inicial deste ano lectivo, uma actividade de educação para a cidadania
Segundo a referida circular, “os alunos deveriam ser encorajados a participar na vida do estabelecimento que frequentam e a afirmar, em pleno, o seu papel na comunidade educativa.” Relembrava-se, para isso, que o desenvolvimento da autonomia e do espírito de cidadania supõe a assunção dos direitos de que cada estudante dispõe.
Para além de uma campanha de comunicação que visava encorajar os alunos a participar nas eleições dos seus corpos, aos diferentes níveis, pretendia-se que eles soubessem quem eram as pessoas, dentro da escola, que os poderiam ajudar a levar a cabo as suas iniciativas de natureza cultural, científica, desportiva…
Haveria, então, uma formação específica sobre os direitos e deveres no interior do estabelecimento escolar, as funções dos diferentes órgãos e outros aspectos que fomentassem a iniciativa e a organização dos alunos, com duas horas obrigatórias para todas as turmas, ao mesmo tempo que eram encorajados debates, fóruns, encontros associativos, etc.
Para os professores directamente encarregados de levar a cabo esta iniciativa, foi disponibilizado um site na internet (www.education.gouv.fr à la rentrée), além de sessões de formação.
            Sobre a participação dos alunos na escola e o papel que esta pode desempenhar na sua formação global, para além da administração do currículo (stricto sensu), já aqui, por várias vezes, foi referido. Esta intervenção nos liceus franceses só vem reforçar quanto a escola pode ajudar a formar cidadãos mais participativos que contribuam para uma sociedade melhor. 


                                                                   Mário Freire