quarta-feira, 6 de agosto de 2014

PORQUÊ AJUDAR OS OUTROS?


Ajudar os outros dá-nos prazer e proporciona significado à nossa vida. Ser prestável a outra pessoa, sentir que a nossa presença contribui para melhorar, de alguma forma, a vida do outro, oferece-nos uma sensação de satisfação connosco próprios que se traduz na valorização da nossa própria vida.
A facilidade com que somos prestáveis depende não só da relação que temos com a outra pessoa mas também do que é que a outra pessoa já fez por nós. A nossa predisposição para ajudar o próximo é muito maior quando já recebemos ajuda desse alguém. Através da lei da reciprocidade humana, é mais natural fazer pelo outro o que o outro já fez por nós.
Estamos então perante uma espécie de círculo vicioso no qual ajudar contribui para o nosso bem-estar, dando sentido e prazer à nossa vida, mas para ajudar mais espontaneamente precisamos de ter sido ajudados. Sendo assim, se nós nos focarmos, diariamente, no que os outros fazem por nós, desenvolvemos a capacidade de ver essa ajuda, que tantas vezes passa despercebida.
Todos os dias há quem faça algo por nós, nem que seja com a sua presença, o seu sorriso, o seu olhar, a sua simpatia. Todos os dias alguém enriquece a nossa vida, contribui para que ela seja mais aprazível. No entanto, ao darmos valor apenas a quem preenche as nossas expectativas, que muitas vezes caem no vazio, aumentamos cada vez mais a dor de não sermos ouvidos.
Concentrar a nossa atenção na gratidão ajuda-nos a bloquear as emoções tóxicas, tais como a inveja ou o ressentimento; obriga-nos a ter um papel mais ativo na nossa vida, pois decidimos dar valor aos acontecimentos; aumenta a nossa resiliência e, simultaneamente, ajuda-nos a ultrapassar melhor a ansiedade. Além disso, reconhecer o que os outros fizeram por nós fortalece as nossas ligações afetivas e faz de nós pessoas mais generosas. Resumindo, a gratidão avigora a nossa felicidade, pelo que vale a pena experimentar dedicar uns minutos por dia a pensar: a que estou grato hoje?


                             Rossana Appolloni