quarta-feira, 27 de agosto de 2014

DEBATER NA SALA DE AULA


O debate na sala de aula, se reunidos determinados requisitos, pode constituir-se num factor de grande enriquecimento intelectual e cívico. Destacaria, no entanto, algumas condições para que tal acontecesse. Uma delas, haver o contacto visual entre os alunos. A aula é um acto comunicacional; é vendo-nos uns aos outros que melhor participamos. Outra condição diz respeito ao conhecimento do tema pelos alunos; para isso, há que estudá-lo individualmente, investigá-lo e, depois, em pequeno grupo, tentar dar respostas a questões suficientemente motivadoras colocadas pelo professor, debatê-las entre si, e que tentem responder a um problema por ele enunciado. O debate será o culminar deste trabalho em que cada grupo, depois, apresentando a sua argumentação, estará aberto às contribuições dadas pelos outros grupos.
Ao professor, como moderador da discussão, caberá, logo no início, estabelecer as regras do debate. Acontece com frequência que, num debate, há sempre alunos que se salientam quer pelos conhecimentos, quer pela expressão fácil, quer, simplesmente, porque gostam de dar nas vistas. Pelo contrário, outros há que, tendo conhecimentos, manifestam dificuldade em participar devido à sua timidez. O professor, então, não permitirá que os primeiros saiam do tema ou que ocupem demasiado tempo nas suas intervenções e incentivará os segundos a participar, colocando-lhes questões ou sublinhando as suas respostas, se elas tiverem alguma pertinência. No final, o debate deve tender para uma solução ou, pelo menos, apontar para ela.
Uma discussão, em aula plenária, tenha ela lugar no secundário ou superior (em anos de escolaridade mais baixos tornar-se-á um pouco mais difícil a sua prática, mas não impossível), sendo bem conduzida, além de suscitar grande motivação, interioriza nos alunos a necessidade prévia de adquirir informação sobre algo em que têm que dar opinião fundamentada, ajuda-os a respeitarem-se uns aos outros e contribui para que todos possam, de uma maneira cooperativa, participar na procura de uma solução para um problema.  
                              

                                           Mário Freire