segunda-feira, 21 de julho de 2014

VANTAGENS PSICOLÓGICAS EM ANDAR DE BICICLETA



Andar de bicicleta traz inúmeras vantagens do ponto de vista físico, pois ao fazer exercício os benefícios para a saúde são óbvios. Traz igualmente vantagens em termos económicos e ambientais que têm sido bastante defendidos e divulgados pelos adeptos deste meio de transporte, os quais têm vindo a ser cada vez mais, mesmo em cidades como Lisboa onde, aparentemente, é difícil utilizar este meio pela ausência de estradas planas. Afinal já são muitos os ciclistas que enfrentam esta dificuldade, pelos vistos sem grandes problemas.
Na verdade, andar de bicicleta traz ainda outras vantagens interessantes. O movimento PeopleForBikes divulgou umas quantas que nada têm a ver com as acima mencionadas. Uma primeira chama a atenção para como a pessoa se sente, não em termos físicos mas em termos psicológicos. Andar de bicicleta faz-nos ter boas sensações, através da paisagem que vamos vendo, do impacto com o vento, ou até com a chuva, pelo que facilmente nos proporciona momentos de alegria e de bem-estar.
Outra curiosidade é a facilidade com que os ciclistas comunicam entre si, como se houvesse uma espécie de cumplicidade por se pertencer a um grupo, cujos interesses são partilhados. Assim, esta pode ser uma forma relativamente simples de se fazerem novas amizades, portanto de alargar a rede social e de se sentir pertencente a um grupo.
Se, em vez de andarmos sozinhos, o fizermos em companhia, a bicicleta é um tipo de transporte que estimula a conversa, talvez até mais do que em bares ou restaurantes. Quando se anda por uma cidade, é muito mais fácil descobrir novos restaurantes, cafés, lojas, sobretudo em zonas onde o tráfico é limitado.
Por fim, a bicicleta é um tipo de atividade que, a qualquer momento, permite uma pausa para um snack, por exemplo. Onde quer que se esteja, é possível parar e fazer o que se quer. A liberdade que uma bicicleta oferece traz benefícios que raramente outro transporte traz. Vale a pena experimentar!

                                              Rossana Appolloni
                                         www.rossana-appolloni.pt