terça-feira, 15 de julho de 2014

O PODER DA GRATIDÃO


Science of Happiness publicou um estudo para medir os níveis de felicidade antes e depois de um exercício específico para verificar até que ponto é que esse poderia influenciar os níveis de felicidade do sujeito. O exercício constava de escrever uma carta quem o sujeito sentia que mais o tinha influenciado na vida, exprimindo a sua gratidão. Numa segunda fase, tinha de telefonar à pessoa escolhida e ler a carta. Como resultado, verificou-se um aumento dos níveis de felicidade daqueles que se submeteram ao exercício, sobretudo dos que conseguiram completar o mesmo, ou seja, dos que, além da carta, comunicaram o conteúdo da mesma ao destinatário.
 O efeito mais inesperado foi para os sujeitos cujos níveis de felicidade se tinham demonstrado muito baixos antes do exercício, o que veio demonstrar que este exercício pode ser uma prática boa para quem está com níveis de tristeza elevados.
Independentemente dos testes que se fazem para tentar avaliar fatores que são dificilmente mensuráveis pela especificidade de cada um de nós, exprimir a gratidão pode efetivamente contribuir para a nossa felicidade. Trata-se de focarmos a atenção no que de bom há à nossa volta e que, muitas vezes, ao sermos tomados pelas preocupações e pelo stress da nossa vida, descuramos e não damos a devida importância. Costuma dizer-se que só damos valor às coisas quando não as temos.
Podemos então tentar fazer o contrário, ou seja, reconhecer o valor do que temos e exprimi-lo. Exprimir o que sentimos é extremamente importante, não apenas o recetor, mas sobretudo para o emissor. A comunicação verbal potencia as emoções e as emoções potenciam os sentimentos. Não é por acaso que é comum a dificuldade de dizer o que sentimos.
As emoções assustam-nos, pois não fomos educados para encararmos as emoções de forma positiva, mas vivê-las e dar-lhes espaço na nossa vida é fundamental para nos sentirmos mais vivos. Experimentemos e sintamos o resultado dentro de nós!

                                                        Rossana Appolloni
                                                                           www.rossana-appolloni.pt