quarta-feira, 9 de julho de 2014

MENOS COISAS, MAIS FELICIDADE


Hoje em dia ocupamos três vezes mais espaço do que há trinta anos atrás. As nossas casas são maiores, os nossos carros são mais espaçosos, os nossos locais de trabalho são mais amplos, mais ainda assim procuramos mais espaço. Temos mais espaço disponível agora relativamente ao passado, mas o consumismo e a nossa tendência para acumular, leva-nos a precisar de ainda mais. Acumular traduz-nos, muitas vezes, em contrair dívidas pela vontade de comprar coisas novas, em prejudicar o ambiente e, porventura, em baixar o nível de felicidade. Este raciocínio faz-nos a acreditar que ter menos (em objetos) pode significar ter mais (em qualidade de vida).
Temos a oportunidade de experimentar situações em que vivemos com muito pouco, como é o caso de quando viajamos e levamos apenas o essencial para uns dias num hotel, num barco, ou simplesmente num campismo. Na verdade, poderíamos perfeitamente viver com o que transportamos para uma viagem, se calhar até com menos. Nestas alturas, a vida parece mais fácil, mais simples, e não é apenas porque estamos eventualmente de férias!
Como fazer então para criar espaço para o que é verdadeiramente importante? O designer Graham Hill propõe três tópicos:
1) Fazer uma escolha séria: desfazermo-nos do que não precisamos e controlar o que compramos, perguntando-nos sempre: será que preciso mesmo disto? Será que isto me vai proporcionar mais felicidade?
2) Pensar em função da utilidade dos objetos: será que preciso de um fogão de seis bicos quando só uso dois?
3) Arranjar soluções que nos ofereçam mais do que uma função. Um bom exercício que pode ser feito é perguntarmo-nos, quando entramos em casa, se poderíamos viver com menos coisas. Viver com menos, ter a coragem de nos desfazermos do que é antigo e inútil, é uma forma de dar espaço a coisas novas e úteis, que contribuam verdadeiramente para o nosso bem-estar.


                                       Rossana Appolloni