terça-feira, 29 de julho de 2014

É NA LIBERDADE QUE AS PESSOAS SE PRENDEM


Nas relações onde impera o sentimento de afeto, admiração, cumplicidade e amor, a sensação de ter alguém proporciona-nos bem-estar e segurança. Amar outra pessoa e ser amado é muito enriquecedor e completa uma parte de nós que não se substitui. Podemos ser felizes sem viver uma relação amorosa, tal como podemos ser felizes sem o trabalho dos nossos sonhos, ou sem um determinado sonho realizado, mas há partes de nós que exigem ser vividas e nem sempre é possível. Nesse caso, a melhor forma para seguir um caminho feliz é irmo-nos adequando e valorizando o que temos.
Quando finalmente temos essa parte completa, paradoxalmente, a sensação de insatisfação e, por vezes, até desconforto, é comum. A situação afinal não é assim tão perfeita como estávamos à espera. Talvez no medo de perder a pessoa que acreditamos que nos completa, adequamo-nos aos seus desejos, às suas necessidades e esquecemo-nos de nós. Vivemos em função do outro, mesmo sem termos consciência disso.
É mais fácil viver em função de outra pessoa do que de nós próprios. É mais fácil culpar o outro pelas nossas angústias do que assumirmos responsabilidades. Vivermos em função de nós implica sabermos o que desejamos, em que direção queremos ir e ter a coragem de lutar por isso, o que nem sempre coincide com os projetos do parceiro. No entanto, assumir a direção que queremos tomar não significa opor-se ao parceiro! Uma relação é feita de compromissos, não de anulamentos ou imposições. Quando cada um sente, pensa e age em plena liberdade, integra os elementos do próprio ser dentro de si, harmoniza-os de forma a não os perder na presença outro parceiro, e o encontro com o parceiro é a união de duas pessoas autónomas, que sabem o que querem, o que desejam e que, no respeito pelos desejos e planos do outro, se prendem de forma saudável porque uma relação feliz é quando ambos se escolhem, diariamente, na liberdade do próprio ser.

                                      Rossana Appolloni

                               www.rossana-appolloni.pt