quarta-feira, 11 de junho de 2014

AS EMOÇÕES NEGATIVAS SÃO POSITIVAS!


Um dos elementos fundamentais para uma pessoa se sentir feliz é viver emoções positivas. Usufruir do prazer e da alegria através de atividades que nos fazem sentido e enriquecem a nossa vida em termos de significado contribui enormemente para nos sentirmos bem pela vida que escolhemos.
No entanto, ser feliz não implica vivermos num estado permanente de prazer e euforia, nem requer a experiência constante de emoções positivas. As emoções negativas e o sofrimento são constituintes inalienáveis da condição humana, pelo que é extremamente importante aceitar que elas fazem igualmente parte de nós. Recalcar as emoções negativas é negar parte da nossa condição. Se estamos tristes porque recebemos más notícias de um familiar ou de um amigo não significa que não somos felizes, significa apenas que somos vulneráveis.
Para vivermos na plenitude da nossa condição não precisamos de andar sempre com um sorriso nos lábios, precisamos sim de experimentar o rico e vasto leque das emoções que definem a nossa humanidade. Quanto mais retrairmos a aceitação das emoções negativas mais nos fechamos à plenitude das emoções positivas. Quando reprimimos a tristeza, o medo ou a indignação estamos a desvalorizar a nossa própria complexidade para sentirmos alegria, deslumbramento ou gratidão.
Ninguém consegue ter uma vida emocional preenchida apenas com momentos positivos e exaltantes, a não ser que se esteja a enganar a si própria. Claro que, para nos sentirmos felizes, a dor e o sofrimento devem ser a exceção e não a regra. Temos de sentir em consciência, apesar de todas as dificuldades e contrariedades, que a vida vale a pena ser vivida e que os períodos negativos são passageiros, inevitáveis mas ultrapassáveis. Neste sentido, as emoções podem ser vistas todas como positivas na medida em que nos humanizam. Reprimi-las é não nos permitirmos ser o que verdadeiramente somos.

                                                 Rossana Appolloni