sábado, 24 de maio de 2014

"VISÕES"

       
    Descolamento da retina (imagem retirada do livro-guia da exposição "Visões")

Este é o título de uma exposição que se encontra patente no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, em Lisboa, até ao dia 29 de Junho próximo. Não se trata de imagens vistas em sonhos, de aparições fantásticas ou de algo que não tem a ver com a realidade. Não. O que ali se vê é bem concreto; é a realidade que reflecte a complexidade do nosso aparelho visual mas que se encontra traduzida em imagens que parecem irreais.
Esta exposição é, simultaneamente, uma obra de arte, uma lição sobre a anatomia e a fisiologia da visão, uma mostra de como a tecnologia de última geração pode ser aplicada à cirurgia ocular e, finalmente, uma lição de respeito pela vida humana e de humildade. 
É uma obra de arte descrita através de fotografias que, parecendo irreais, quais quadros de Dali, Matisse, Miró ou Vieira da Silva, todas elas contam histórias reais.
É uma lição de anatomia e de fisiologia porque, através de uma estrutura de cerca de 7 metros que reproduz o interior do olho humano, se mostram imagens de alguns dos seus constituintes e a sua ligação ao todo poderoso cérebro, através de impulsos gerados naquele pela luz.
É uma mostra de tecnologia de ponta aplicada à cirurgia ocular porque se evidencia a junção da fotografia digitalizada com a informática e a luz, emitida ou não por lasers, em que é possível, a 3D, observar o campo em que o cirurgião se movimenta. 
Finalmente, desta exposição pode retirar-se uma lição quer de grande respeito para com a vida humana, perante a complexidade dos mecanismos da visão, quer de humildade, frente ao desconhecido que estão para lá desses mesmos mecanismos.


Refira-se que o autor desta exposição, que reflecte um pouco do seu trabalho de cirurgião e de investigador mas também de artista, é o Dr. António Travassos.


                                                    Mário Freire