quinta-feira, 22 de maio de 2014

O ALIMENTO DAS RELAÇÕES


Uma nova relação é sempre excitante, intensa e divertida. No entanto, com o passar do tempo, as emoções vão esmorecendo até chegar um momento em que olhamos para a outra pessoa e é-nos difícil acreditar que já fomos tão felizes com ela. Nessa altura, já nos parece impossível recuperar o que tínhamos, apesar do afeto e do carinho. Como fazer então para evitarmos chegar a esse ponto e fazer com que a relação dure?
Como qualquer ser vivente que precisa de alimento, caso contrário morre, o mesmo se passa com as relações. Precisamos de descobrir qual o seu alimento e nutri-las diariamente. Dedicar uma parte do nosso dia a nutrir a nossa relação com prazer é uma das formas mais eficazes de manter a qualidade de vida com o parceiro e, curiosamente, connosco próprios.
Uma das melhores formas de nutrição da relação é focarmo-nos nas qualidades do outro. Todos temos defeitos e todos temos dificuldade em lidar com alguns dos defeitos do outro, mas se em vez de criticarmos o que não gostamos passarmos a apreciar o que gostamos, as emoções positivas pela presença do outro aumentam consideravelmente e facilitam tudo o resto.
É preciso não esquecer que o outro é um companheiro de viagem, pelo que demonstrar admiração, gratidão, compaixão e cumplicidade reforça os laços afetivos. Podemos encontrar o bom em pormenores e são esses que muitas vezes significam tanto. Surpreendermos o parceiro com pequenos gestos proporciona-nos alegria e torna as dificuldades menos pesadas. Obviamente que, além destes fatores, não pode faltar o romantismo, pois este é um dos elementos que distingue uma relação amorosa de outras relações.
Conseguir parar o tempo e apreciar o companheiro, trocar um olhar intenso, sentir um toque delicado e apaixonado, beijar o outro não por hábito mas por desejo fazem a diferença. É preciso ouvir e sentir o parceiro, nunca perder o contacto com as suas necessidades e desejos, bem como estar constantemente atento aos nossos para os conseguirmos transmitir e criar assim uma sinergia que nos faz querer conscientemente continuar o percurso da vida ao lado daquela pessoa.


                                     Rossana Appolloni