quarta-feira, 2 de abril de 2014

GREAT DREAM (2)



O movimento Action for Happiness desenvolveu um estudo científico cujo resultado apresenta os 10 pontos que mais contribuem para uma vida mais feliz. Os primeiros 5 (GREAT) relacionam-se com a interação com o mundo exterior e os outros 5 (DREAM) dependem exclusivamente da nossa atitude perante a vida. Já vimos os primeiros 5, vejamos agora os outros:
DIRECTION = DIREÇÃO (ter objetivos): sentirmo-nos bem relativamente ao futuro é importante. Todos precisamos de objetivos que nos motivem e têm de representar um desafio que nos entusiasme, mas que seja alcançável. Escolher metas ambiciosas mas reais dá uma direção à nossa vida e uma grande satisfação quando as realizamos.
RESILIENCE = RESILIÊNCIA: todos temos momentos de stress e de fracasso, mas a forma como reagimos cria mais impacto sobre nós do que o evento em si. O que nos acontece pode não depender de nós, mas a forma como reagimos sim. E esta é uma parte que se pode melhorar.
EMOTION = EMOÇÃO: as emoções positivas (alegria, gratidão, inspiração, orgulho, etc.) não são apenas momentos, mas repercutem-se numa espiral ascendente que nos ajuda a construir os nossos recursos internos. Ver o copo meio cheio também se treina!
ACCEPTANCE: ACEITAÇÃO: ninguém é perfeito, mas muitas vezes comparamo-nos com os outros. Focarmo-nos no que não temos em vez de nos focarmos no que temos dificulta o processo de felicidade. Sermos tolerantes para connosco próprios quando as coisas correm mal e aceitarmos os nossos limites ajuda-nos a sentirmo-nos melhor connosco e com os outros.
MEANING: SIGNIFICADO (pertencer a algo maior): quem encontra significado e um sentido de missão na própria vida é mais feliz, pois consegue tirar proveito de tudo o que acontece e sente menos stress, ansiedade e depressão. Encontrar um sentido na vida pode implicar ações muito diferentes entre as pessoas mas todas implicam a sensação de algo que nos ultrapassa como pessoas (a chamada transcendência).

                                            Rossana Appolloni