domingo, 26 de janeiro de 2014

SUBSTITUIR EMOÇÕES POR SENSAÇÕES RESOLVE?


No texto anterior vimos que a cada emoção corresponde um comportamento. É a emoção que nos leva a agir e são os eventos externos que, ao provocarem um determinado impacto em nós, nos conduzem a ter determinada atitude. Muitas vezes esses comportamentos são involuntários, fruto da chamada perda de controlo. No entanto, também podemos optar por um percurso de autoconhecimento que nos vai permitindo afinar os nossos comportamentos, não por imposição e/ou manipulação dos mesmos, mas simplesmente por compreensão dos eventos externos e do impacto que estes criam em nós.
Um curto-circuito no percurso entre o evento externo, a emoção sentida e o comportamento pode provocar descontrolo ou uma manifestação incoerente entre o que sentimos e o que queremos comunicar.
Quando uma emoção não encontra forma de se expressar, facilmente entramos num mecanismo de substituição no qual tentamos substituir - ou melhor, abafar – uma emoção através de uma sensação. Assim, quando a intensidade emocional é forte e nos bloqueia, recorremos a algo que nos proporcione uma sensação física forte de forma a deixar de sentir tal emoção: por exemplo, recorremos a comida, álcool, drogas, sexo, etc. para sentirmos fisicamente algo aparentemente positivo na ilusão de aliviar aquela tensão emocional que, quando não expressa de forma adequada, nos cria desconforto.
Sentir prazer através da ingestão de álcool, ou comida, por exemplo, alivia momentaneamente a tensão, mas a emoção que está na origem do desconforto voltará enquanto não for expressa. Assim, aprender a comunicar as emoções que sentimos é a única forma de parar com que sejam elas a controlar a nossa vida.
Fazer a leitura dos eventos, isto é, compreender o que eles provocam em nós, ouvir o que sentimos dentro de nós e conseguirmos exprimi-lo é uma aprendizagem possível. E aí somos nós que estamos ao leme do nosso barco e decidimos para onde ir, e não o barco a levar-nos para paradeiros incertos.

                                      Rossana Appolloni