segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

HISTÓRIA, ECONOMIA E AMBIENTE


A história da humanidade foi feita de maneira tal que sempre se procurou na natureza tudo o que necessitámos para a nossa sobrevivência imediata, para usar no futuro e para obter o que o meio ambiente não nos oferece directamente, através das trocas comerciais.
Os nossos antepassados, em geral, agiam de forma a esgotar uma determinada fonte de recursos naturais, abandonando-a em seguida. Partiam depois em busca de novos locais onde pudessem encontrar os recursos desejados.
            Com a descoberta de novos continentes e de novas formas de comunicação, houve um grande incremento das relações comerciais entre os povos. A invenção das máquinas e a descoberta de novas fontes de energia, permitiu a industrialização o que levou à produção em massa. Desse modo, a situação transformou-se radicalmente. A população mundial cresceu de uma forma quase incontrolável. As cidades tornaram-se enormes aglomerados de pessoas.
 A questão é que os sistemas económicos dos países mais ricos e poderosos foram sendo impostos ao resto do mundo e, com isso, o modo de vida desses países foi sendo reproduzido em outros mais pobres, menos desenvolvidos e com menor grau de justiça social. Assim, para dar conta de tantas mudanças, produzindo cada vez mais produtos e em quantidades sempre maiores, foi necessário explorar as riquezas do nosso planeta a uma velocidade muito grande, não permitindo a sua lenta recomposição natural.
É cada vez mais difícil para os seres humanos sair do lugar onde vivem, quando a natureza já não responde às suas necessidades de sobrevivência, e fixar-se noutra região. Agora temos de enfrentar os resultados da exploração inconsequente dos recursos naturais, convivendo com um ambiente muito degradado. Precisamos pois de encontrar soluções viáveis e imediatas para interromper a destruição e recompor o ambiente vital do nosso planeta.

                                      FNeves