sábado, 18 de janeiro de 2014

CORAGEM: AGIR COM O CORAÇÃO!


Na base das nossas ações estão as emoções. A cada emoção corresponde um comportamento específico, que será diferente para cada um de nós. Se, por um lado, esse comportamento pode revelar-se útil para ultrapassar os desafios da vida, por outro lado, pode bloquear a pessoa e criar mal-estar.
Sentir medo num determinado momento pode ser positivo na medida em que nos leva a fugir e a salvar-nos da situação. No entanto, noutras circunstâncias, há pessoas que podem ficar bloqueadas pela incapacidade de dar expressão àquilo que sentem. Não se trata, portanto, de controlar as emoções, como se fizessem parte de um mecanismo possível de controlar a nosso gosto. Trata-se de aprender a dar espaço às emoções para que se manifestem de forma adequada.
A raiz da palavra emoção em latim é moveo (movimento) com o prefixo «e-» (origem), o que indica que em cada emoção está implícita uma tendência para agir. Há emoções que não se aprendem, já nascem connosco: é o caso da raiva, da tristeza, do medo, da alegria, do amor, da surpresa, da repulsa e da vergonha.
As emoções são provocadas pelos eventos externos e a leitura que fazemos deles provoca um determinado impacto dentro de nós, o qual, por sua vez, dá origem a uma ação. Por essa razão é que a mesma situação pode provocar emoções diferentes nas pessoas: depende da leitura que cada um faz e o impacto que esse evento tem, que é diferente de sujeito para sujeito. É importante termos um autoconhecimento que nos permita identificar o que sentimos e em que circunstâncias o sentimos para que haja uma comunicação dentro de nós que nos facilite um comportamento coerente com a nossa vontade e intenção.
Quando não conseguimos gerir de forma consciente e voluntária esta passagem do impulso externo à ação, cria-se uma espécie de curto-circuito no canal e a emoção acaba por se manifestar de forma distorcida. Conhecermo-nos é então um ato de coragem. A palavra coragem vem do latim agir com o coração (cor coração + atĭcum ação). Ter coragem é simplesmente agir de acordo com o que verdadeiramente sentimos.


                                            Rossana Appolloni