quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

A COMUNICAÇÃO DIGITAL ENTRE A ESCOLA, OS ALUNOS E A FAMÍLIA




           Encontram-se a funcionar várias redes comunicacionais assentes em plataformas exclusivamente orientadas para a educação (Moodle, Weduc…). Estas plataformas permitem a partilha de informação entre professores e alunos, professores e encarregados de educação, instituição escolar e família, não deixando de fora outras interacções entre os agentes educativos.

            A eficácia destas redes depende sobretudo da adesão e da disponibilidade das escolas e dos professores em partilharem a informação sobre os alunos com os respectivos encarregados de educação.

            Havendo essa adesão e disponibilidade, é possível os professores darem conta dos conteúdos pedagógicos aos seus alunos, fornecerem-lhes informações suplementares, novos problemas, novos textos e verem, assim, valorizado e ampliado o trabalho que realizam na sala de aula, ao mesmo tempo que incentivam o seu feedback.

Por sua vez, o director de turma pode proporcionar ao encarregado de educação informações sobre aproveitamento escolar, faltas, aspectos disciplinares, normas escolares e outras que ajudarão os pais a desenvolver o seu trabalho de educadores. Igualmente, a direcção da escola tem a oportunidade de contactar a família, dando-lhe as informações que julgar convenientes.

            A interacção digital permite que os pais deixem o seu papel de simples espectadores da vida escolar dos seus filhos e passem a interagir quer com a escola, quer com outros encarregados de educação.

            Estas redes estão a implantar-se, crescentemente, nos vários sistemas educacionais, em diferentes países.

            Dificuldades em levar em frente uma rede deste tipo há, sem dúvida, a primeira das quais decorre do analfabetismo informático de muitas famílias. O mundo, no entanto, mudou e todos nós, queiramos ou não, a ele teremos que nos adaptar!

 

                                                                       Mário Freire