Encontram-se a
funcionar várias redes comunicacionais assentes em plataformas exclusivamente
orientadas para a educação (Moodle, Weduc…). Estas plataformas permitem a
partilha de informação entre professores e alunos, professores e encarregados
de educação, instituição escolar e família, não deixando de fora outras
interacções entre os agentes educativos.
A eficácia destas redes depende
sobretudo da adesão e da disponibilidade das escolas e dos professores em
partilharem a informação sobre os alunos com os respectivos encarregados de
educação.
Havendo essa adesão e
disponibilidade, é possível os professores darem conta dos conteúdos
pedagógicos aos seus alunos, fornecerem-lhes informações suplementares, novos
problemas, novos textos e verem, assim, valorizado e ampliado o trabalho que
realizam na sala de aula, ao mesmo tempo que incentivam o seu feedback.
Por
sua vez, o director de turma pode proporcionar ao encarregado de educação
informações sobre aproveitamento escolar, faltas, aspectos disciplinares,
normas escolares e outras que ajudarão os pais a desenvolver o seu trabalho de
educadores. Igualmente, a direcção da escola tem a oportunidade de contactar a
família, dando-lhe as informações que julgar convenientes.
A interacção digital permite que os
pais deixem o seu papel de simples espectadores da vida escolar dos seus filhos
e passem a interagir quer com a escola, quer com outros encarregados de
educação.
Estas redes estão a implantar-se,
crescentemente, nos vários sistemas educacionais, em diferentes países.
Dificuldades em levar em frente uma
rede deste tipo há, sem dúvida, a primeira das quais decorre do analfabetismo
informático de muitas famílias. O mundo, no entanto, mudou e todos nós,
queiramos ou não, a ele teremos que nos adaptar!
Mário Freire