segunda-feira, 4 de novembro de 2013

ELOGIO DA DIETA MEDITERRÂNICA


O prestigiado «The New England Journal of Medicine» publicou uma investigação no campo da medicina cardiovascular. O estudo envolveu o acompanhamento de 7447 pessoas de ambos os sexos, com idades entre os 55 e os 80, durante quase cinco anos. As pessoas escolhidas eram obesas, fumadores, diabéticas, ou apresentavam outros fatores de risco no respeitante a doenças do coração.
O objetivo consistia em comparar dois regimes alimentares e verificar qual deles era o mais favorável à prevenção dos problemas cardíacos nas pessoas que apresentam fatores de risco. Metade das pessoas da amostra seguiu a típica dieta mediterrânea, incluindo a utilização exclusiva do azeite extra-virgem para temperos (quatro colheres por dia) três porções diárias de fruta, duas porções diárias de vegetais, e três refeições de peixe por semana acompanhados por legumes, entre os quais feijões, ervilhas e lentilhas. Foi dada preferência às carnes brancas e proposta a opção de poderem beber até 7 copos de vinho por semana às refeições. Recomendava-se que as pessoas evitassem o consumo de bolos e de carnes processadas, bem como o excesso de laticínios. Em contrapartida, podiam comer pequenas porções de nozes, amêndoas e avelãs, tendo cuidado com o facto de serem alimentos saudáveis mas muito calóricos.
A outra metade seguiu uma dieta convencional, sem restrições no que diz respeito ao consumo de carne vermelha, bebidas ou bolos. A única restrição deste regime foi a suspensão de gorduras.
A primeira constatação foi a de que as pessoas suportaram sem qualquer dificuldade a dieta mediterrânea, enquanto as pessoas do outro grupo manifestaram dificuldade e desagrado com um regime alimentar com baixo teor de gorduras, pelo que muitas vezes não respeitavam a imposição. O resultado final foi uma agradável surpresa: as pessoas que seguiram a dieta mediterrânica apresentavam menos 30% de ataques cardíacos e AVC do que as do outro grupo.
Apesar de vozes discordantes, todos os especialistas concordam em evitar sal, açúcar, refrigerantes, bolos, batatas fritas e produtos processados. Quanto ao resto, coma com moderação e variedade aquilo que lhe dá prazer!

                                                      Rossana Appolloni