terça-feira, 15 de outubro de 2013

AUTOCONCEITO: O QUE PENSAMOS ACERCA DE NÓS PRÓPRIOS


O que pensamos acerca de nós tem uma influência por vezes inimaginável sobre a forma como nos comportamos e lidamos com as situações. A cultura ensinou-nos a sentirmo-nos culpados por tudo o que fazemos mal e a atribuir à sorte os sucessos que vamos tendo. A crítica externa é algo a que nos habituamos desde pequenos, embora nos magoe sempre. Rapidamente deixamos de precisar da crítica externa para passarmos para a autocrítica. Naturalmente que ter um sentido crítico sobre nós próprios é positivo na medida em que nos pomos em causa e nos abrimos a outras perspectivas. No entanto, se essa autocrítica surge apenas no sentido autodestrutivo pode ter efeitos nefastos sobre a nossa vida.
As pessoas que têm a sua atenção muito focada no sucesso são geralmente muito competitivas, bastante rígidas na própria visão e se não atingem os objetivos sentem-se fracassadas e frustradas. Perante estes sentimentos, surge uma raiva cujo resultado é, frequentemente, estabelecer metas ainda mais rígidas e duras, pelo que este padrão vai fazer com que o sujeito entre num ciclo em que, ao querer cada vez mais, vai ter cada vez menos. Às tantas, sentimo-nos incapazes e avaliamo-nos negativamente. Daí à autocrítica e à autopunição é um passo, o que só provoca stress, ansiedade, insegurança e baixo rendimento. O fosso entre o eu ideal (o que gostaríamos de ser) e o eu real (o que somos) aumenta cada vez mais.
Ultrapassar esta visão negativa acerca de nós próprios é essencial para conseguirmos ter sucesso. Para isso, há que estabelecer objetivos reais, pois ao atingi-los sentimo-nos bem. Conhecermos os nossos limites e aceitá-los permite-nos irmo-nos adaptando às circunstâncias da vida de forma a tirarmos proveito da viagem, pois a felicidade não está no alcance da meta em si mas no percurso que fazemos para lá chegar. O autoconceito só será positivo se em vez de nos focarmos em objetivos irreais, nos focarmos nos pequenos passos do dia-a-dia.

                                                   Rossana Appolloni