terça-feira, 13 de agosto de 2013

QUE TAL VIVER UM CONTO DE FADAS?


As histórias dos contos de fadas têm mais importância na nossa vida do que aquilo que julgamos. A nossa primeira ideia acerca das relações, do amor, do casamento e de uma vida feliz para sempre é muito influenciada pelas histórias que nos contam em criança ou que lemos na adolescência, ou pelos filmes que vemos.
Apesar de termos a noção que ninguém virá atrás de nós para experimentar o sapatinho, desejamos e esperamos que uma certa dose de magia e de encanto acompanhe a nossa relação amorosa. O problema é que o mal-estar começa a surgir quando nos deixamos levar pelas expectativas de um conto de fadas, onde a vida gira à volta desse amor e nada mais importa.
Ora, a vida não pode ser comparável a um conto de fadas, pelo que as pessoas que desejam viver essa fantasia sentir-se-ão sempre frustradas e desiludidas, pois na realidade os desafios são outros. E quanto mais se acredita que é possível viver uma história de amor desse género, maior a angústia e o sofrimento porque o impacto com a realidade é inevitável.
Claro que há histórias de amor felizes, tudo depende da capacidade de encararmos a realidade, com as dificuldades que ela tem, de enfrentarmos os desafios que uma relação nos propõe, de aceitarmos o outro, de nos entregarmos a uma aventura que é viver a vida ao lado de outra pessoa. E essa pessoa pode não ser a mesma toda a vida, depende dos caminhos que consideramos serem importantes para nós, depende do rumo que toma o nosso crescimento e que por vezes deixa de coincidir com o do outro.
Insistir num único amor eterno é assumir que não mudamos, nem nós, nem o parceiro. Raramente acontece conseguirmo-nos manter com os mesmos objetivos de vida, a mesma cumplicidade e o mesmo companheirismo. Neste mundo em constante e rápida mudança é raro encontrar relações tão sólidas e saudáveis, mas é possível. O importante é nunca ir contra a própria natureza e perceber que a relação amorosa é uma parte da nossa vida, juntamente com tantas outras!
Pode parecer ridículo, mas os contos de fadas são importantes. Os nossos primeiros conceitos sobre relacionamentos, amor, casamento e uma vida feliz para sempre, são fortemente influenciados pelas histórias clássicas que lemos e filmes que vemos. Muito embora não estejamos à espera que alguém venha atrás de nós para experimentar chinelos mágicos nos nossos pés, esperamos que uma certa dose de encanto acompanhe o nosso amor e a nossa vida.
Devemos ver a magia da vida em cada dia, da partilha e do cuidado com alguém, mas sem nos deixarmos levar pelas expectativas de um conto de fadas, onde a história é unicamente sobre a procura do amor e o resto da vida se resolve por si só. 
Personagens dos contos de fadas, tais como a Cinderela, estavam presentes em 78% das convicções das pessoas, em relação ao amor romântico. Essas pessoas tinham maior predisposição para sofrer desilusões e para sentir-se arrasadas ou angustiadas com os seus relacionamentos do que as pessoas que davam menos crédito a essas histórias.


                     Rossana Appolloni