sábado, 31 de agosto de 2013

GEOLOGIA DE PORTUGAL


Recebi há dias, por oferta, a monumental obra em dois volumes “Geologia de Portugal”, uma edição da Escolar Editora, coordenada por Rui Dias, Alexandre Araújo, Pedro Terrinha e José Carlos Kullberg, quatro ex-alunos de elevada craveira, hoje distintos professores universitários. Nela participam dezenas de especialistas entre geólogos e professores de geologia, alguns venerandos séniors, meus companheiros de percurso, e muitos, como é natural, meus excelentes ex-alunos e amigos muito próximos.
O primeiro volume inicia-se por uma introdução à geodinâmica do território, na sua globalidade, com um desenvolvimento pormenorizado relativamente aos tempos anteriores ao Mesozóico, ou seja, todo o Pré-câmbrico e o Paleozóico, da autoria de António Ribeiro, actualmente o grande dinamizador da geologia no nosso país e o mentor da maioria dos que com ele levaram a bom termo esta obra.



                                         António Ribeiro

Este volume completa-se com os variadíssimos aspectos da geologia do ciclo Varisco nos sectores norte e sul do País, numa perspectiva apoiada pelos mais modernos desenvolvimentos nos domínios da estratigrafia, da petrologia, da geologia mineira e da geodinâmica.
O segundo volume, consagrado à geologia dos tempos pós-paleozóicos, desenvolve a estratigrafia, a paleogeografia e a tectónica das Bacias Meso-cenozóicas Meridional (Algarvia) e Ocidental (Lusitânica), faz o ponto da situação relativo ao conhecimento das margens sul e ocidental e dedica um capítulo às bacias cenozóicas do Douro, do Mondego, do Baixo Tejo e de Alvalade. Aborda a geologia dos arquipélagos dos Açores e da Madeira e debruça-se sobre o problema das fontes sísmicas ao longo da fronteira de placas tectónicas entre os Açores e a Argélia, propondo um modelo sismotectónico inovador.


                                               Galopim de Carvalho