quinta-feira, 20 de junho de 2013

PARTILHAR INTERESSES COMUNS REFORÇA AS RELAÇÕES


A rede de amizades é um dos fatores que mais importância tem na nossa vida e que portanto mais contribui para uma sensação de bem-estar e de felicidade. Pertencer a um grupo ajuda-nos a ultrapassar a sensação de solidão, de incompreensão e de vazio interior. É fundamental sentirmos que fazemos parte de algo mais vasto e que existe um interesse recíproco pelo bem-estar do outro.
Há estudos que demonstram que se nos sentirmos próximos dos outros é mais provável sentirmo-nos melhor connosco do que se não nos sentirmos próximos de ninguém. Por isso, por muito que inicialmente possa parecer que é um esforço, tente reavivar relacionamentos passados e aproveite as oportunidades que lhe surjam no trabalho ou entre os vizinhos, para expandir a sua rede de amizades.
Um inquérito a desempregados demonstrou que a situação de desemprego era menos importante para a própria autoestima do que a existência de um apoio afetivo recebido por parte dos pais, da família e dos amigos. Os relacionamentos pessoais baseiam-se numa estima mútua e é fundamental alimentar as relações, caso contrário morrem.
Uma das formas de as cultivar é partilhar interesses, pois fazem aumentar o prazer de estar com essas pessoas e permitem-nos sentir que os laços que nos unem são mais fortes do que as simples circunstâncias.
Qualquer interesse comum aumenta as probabilidades de uma relação duradoura e resulta num aumento do grau de satisfação com a vida. Assim, encontre atividades que possa fazer com quem gosta: ir ao cinema, jogar às cartas, passear pela montanha, seja o que for! Viver as relações através do prazer e das emoções proporciona laços fortes e sentimentos genuínos.

                                                       Rossana Appolloni