segunda-feira, 13 de maio de 2013

O LEGADO DO CONDE FERREIRA - 2



O governo daquele longínquo ano de 1866 fez publicar imediatamente legislação adaptada ao aproveitamento do legado do benemérito através da carta de lei de 27 de Junho de 1866, havendo a realçar nela as seguintes disposições:
-declaração do regime de utilidade pública e expropriação dos terrenos e casas destinados à fundação de novas escolas;
-oferta de um plano geral de traça arquitectónica uniforme;
-facilidades concedidas às Juntas de Paróquia ou Câmaras Municipais na libertação de embaraços do foro (baldios, enfiteuses, prazo ou foro, qualquer forma de contrato) de locais próprios para a nova edificação, ficando assim rapidamente disponíveis para a construção imediata das escolas.
A argumentação do legislador não deixa dúvidas sobre os desígnios e objectivos imediatos: “A instrução do povo, bem dirigida, exige que se facilite não só o ensino primário com os elementos que o compõem no seu grau mais aperfeiçoado; mas o ensino económico e industrial, e a par com este o conhecimento dos direitos que os cidadãos de um país livre têm de exercer, e dos deveres que a sociedade lhes impõe”.
Enumerava em seguida as características que os locais propostos para edificação do imóvel escolar deveriam ter, desde superfície, situação e exposição, acessos e condições não só da parte destinada à escola, como dos anexos da residência do professor, actividades escolares e pátio destinado ao recreio. Cada edifício deveria ter capacidade para 50 alunos, na base de 1 a 1,90 metros quadrados por cada aluno. O material didáctico exigido era, além das carteiras e quadro, também constituído por quadros alfabéticos para aplicação do método de leitura, denominado método português, da autoria de António Feliciano Castilho, sistema métrico, colecção de pesos e medidas, réguas, compasso, contador mecânico, transferidor, tira-linhas, esquadro, globos, colecção de mapas, amostras de rochas e de plantas e uma pequena biblioteca: Nas escolas femininas haveria ainda os utensílios próprios dos lavores femininos e, se possível, máquina de costura e rodas de fiar.
Como se verifica houve a preocupação de uniformizar a construção, com planta prévia adaptada à localização.

                                             Francisco Goulão