sexta-feira, 26 de abril de 2013

O QUE SE GANHA EM SER "BOA PESSOA"?



O que é que define uma “boa pessoa”? Segundo os psicólogos, uma boa pessoa é uma pessoa que se caracteriza por ter simpatia, generosidade, atenção para com os outros, altruísmo e desejo de harmonia social. A aspiração de uma boa pessoa é manter relações positivas: sente-se feliz quando as pessoas à sua volta vivem em harmonia e preocupa-se por manter as águas calmas. Gosta de dedicar tempo aos outros e tem facilidade em entrar em sintonia com as pessoas em geral.
Ser cordial traz inúmeras vantagens a nível profissional e pessoal. Antes de mais, contribui para encontrar trabalho, pois são muitas as vezes que a simpatia pessoal prevalece sobre o próprio currículo. Pode igualmente contribuir para manter o posto de trabalho, por exemplo em caso de dúvida entre duas ou mais pessoas. A nível pessoal, as pessoas agradáveis vivem casamentos mais longos e têm uma melhor relação com os filhos.
No entanto, se por um lado os indivíduos mais afáveis e gentis tendem a manter relações mais estáveis, a ter uma saúde melhor e a obter rendimentos mais altos nos estudos e no trabalho, por outro lado, têm tendência para ganhar menos do que os colegas mais prepotentes e a serem ultrapassados na hierarquia profissional. Isto significa que, apesar destas vantagens, a excelente prestação no trabalho nem sempre corresponde a ganhar mais dinheiro.      
Não se pode afirmar que a má educação faz ganhar mais ou ter mais poder, simplesmente quem tem uma índole afável atribui mais importância às relações do que ao dinheiro, pelo que, por vezes, o primeiro aspeto prevalece sobre o segundo.
As vantagens de uma personalidade simpática dependem do que se entende por sucesso. Se este significa conquistar o que traz felicidade – boa saúde, relações estáveis e o prazer do que se faz diariamente – então as boas pessoas encontram-se nitidamente em vantagem. Se, pelo contrário, o sucesso é entendido como conquista de poder e uma alta remuneração, então talvez lhe convenha cultivar outros aspetos, não a simpatia… Mas será que depois compensa? Até porque as boas pessoas também podem dominar a aparente fraqueza e chegar ao topo!


                               Rossana Appolloni