sexta-feira, 12 de abril de 2013

O QUE CONTRIBUI PARA A FELICIDADE DOS ADOLESCENTES



A Universidade de Essex acabou de publicar um trabalho de investigação sobre a felicidade dos adolescentes da classe média em Inglaterra. Os resultados da investigação, baseados em inquéritos realizados a 5000 crianças de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 10 e os 15 anos, e vivendo com familiares com um rendimento mensal estimado em 1500€, concluem que os três fatores determinantes para o bem-estar dos adolescentes são: a estabilidade da vida familiar, a estabilidade na escola e a existência de um grupo de amigos de proximidade com quem possam conviver frequentemente.
Embora num período de crise económica o acesso a bens materiais possa influenciar o bem-estar dos adolescentes, o fator mais importante na sua perceção do estatuto social dos pais reside na quantidade e na variedade de comida que é posta na mesa. No campo da nutrição, o estudo conclui que as crianças que comem todos os dias legumes e frutas têm tendência para serem mais ativos e alegres do que as que recorrem ao fast food, o que pode estar relacionado com fatores de desigualdade económica e cultural.
Numa secção dedicada à internet, o estudo conclui que o acesso à mesa é muito importante, seja para estudar seja para jogar. No entanto, o uso intensivo da internet superior a uma hora por dia, pode ser sinal de infelicidade e de isolamento do adolescente, impedindo-o de participar em atividades sociais e lúdicas com outros jovens da sua idade.
Das atividades sociais mais apreciadas constam, nos primeiros lugares, o lanche em grupo, o estudo em grupo, os passeios de bicicleta e as idas à piscina. Em casa, os adolescentes mais satisfeitos são os que têm um quarto só para si e equipamento audiovisual.
Entre os 10 e os 12 anos, as raparigas são mais felizes do que os rapazes. Em contrapartida, entre os 12 e os 15 anos, são elas as mais infelizes. As razões aduzidas prendem-se com o facto de, nestas idades, as raparigas serem mais controladas pelos pais e começarem a preocupar-se demasiado com o seu aspeto e com a opinião dos outros.

                                       Rossana Appolloni