sábado, 9 de março de 2013

O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL É NECESSÁRIO PARA ASSEGURAR UM BEM-ESTAR DURADOURO



Em geral, define-se como sustentável o desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade de as gerações futuras também poderem satisfazer as suas. Este conceito foi apresentado em 1987 pela Comissão do Ambiente e do Desenvolvimento das Nações Unidas, também conhecida por Comissão Brundtland.
Confrontada com a degradação ambiental e com o aumento das desigualdades sociais, a Comissão Brundtland propõe um desenvolvimento sustentável que teria em conta, simultaneamente, as necessidades dos mais desfavorecidos, procurando assegurar o progresso com um mínimo de danos ambientais. Este tipo de desenvolvimento oferece, pois, uma visão de progresso que integra as necessidades sociais, económicas e ambientais, as necessidades locais e globais assim como as necessidades a curto e a longo prazo.
Hoje, poucas dúvidas restam sobre o conceito de desenvolvimento sustentável. Todavia, o mundo está ainda longe de ter atingido tal desenvolvimento. No que ao ambiente diz respeito, os desafios vão desde as mudanças climáticas até à redução da biodiversidade e à escassez do recurso água.
O desenvolvimento sustentável tornou-se um objectivo fundamental da EU em 1997, quando foi incluído no Tratado de Amsterdão como um objectivo prioritário das políticas comunitárias. A estratégia passa não só pela identificação dos objectivos (as mudanças climáticas, a redução da biodiversidade e a escassez do recurso água - já anteriormente referidas - a pobreza, a exclusão social e as particularidades da terceira idade, por exemplo) como também pela assistência aos países menos desenvolvidos.
Concluindo, poderá dizer-se que a estratégia em causa acrescenta uma dimensão ambiental ao Tratado de Lisboa focado, em particular, na renovação económica e social, no crescimento e no emprego.

                                                               FNeves