domingo, 31 de março de 2013

A NOSSA INTERPRETAÇÃO DO MUNDO É QUE CONTA



A felicidade não depende da quantidade de eventos positivos que nos acontecem. Os eventos em si são neutros. A interpretação que a pessoa faz deles é que pode ser positiva ou negativa. Assim, o que tem influência sobre a vida é a tendência de tirarmos conclusões positivas ou negativas acerca de nós próprios e do que nos acontece. Em última análise, não há uma forma objetiva que nos permita afirmar se temos uma vida boa, um dia agradável ou uma hora fantástica.
O resultado do que nos acontece depende unicamente do juízo de valor que cada um de nós faz acerca desses acontecimentos. Sendo assim, tudo o que nos acontece, por muito negativo que possa parecer, pode ser encarado como um desafio para tentar ver o lado positivo. Tente pensar na mudança que isso implicará para a sua vida e no que pode vir a desfrutar com essa mudança. Em vez de ficar triste pelo que perde, tente ficar surpreendido com o que pode vir a ganhar.
Por vezes, o que nos faz ficar presos a uma energia negativa é remoer sobre as causas que levaram a que tal situação tivesse lugar. Concentrarmo-nos nas causas do problema e no que poderia ter sido se tudo fosse diferente, só vem reforçar ainda mais o problema.
Qualquer acontecimento é fruto de coisas que controlamos e de outras que não controlamos de todo, pelo que sentir-se em culpa ou culpar os outros não leva a nada. Como não podemos voltar atrás, só nos resta tirar proveito do que nos acontece, transformar o acontecimento em aprendizagem. O que é que ele me vai obrigar a alterar na minha vida? O que é que eu posso aprender ao ter de sair da minha zona de conforto? Como é que eu posso melhorar como pessoa? Como é que eu posso olhar à minha volta e interpretar os eventos de forma positiva? Esse é o verdadeiro segredo das pessoas felizes!

                                          Rossana Appolloni