domingo, 17 de fevereiro de 2013

UMA EUROPA EFICIENTE NA UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS



O crescimento populacional e a subida do nível de vida estão a contribuir para o aumento da procura, levando ao aumento do preço dos produtos e à escassez dos recursos naturais, em particular dos minerais e dos géneros alimentícios de que todos dependemos. No final da próxima década, estima-se que alguns milhões de pessoas passem a fazer parte das classes altamente consumistas, nos países em desenvolvimento.
A procura e a oferta estão a caminhar cada vez mais em direcções opostas. Embora a procura de alimentos para consumo humano e animal possa aumentar 70% até 2050, verifica-se que 60% dos ecossistemas mundiais que mais contribuem para a satisfação dessas necessidades já foram degradados ou são utilizados de uma forma não sustentável.
Se os recursos continuarem a ser utilizados ao ritmo actual, em 2050 teremos necessidade do equivalente a mais de dois planetas para nos mantermos e as aspirações dos que desejam uma melhor qualidade de vida não serão satisfeitas.
São três as áreas apontadas como prioritárias: alimentação, construção e transportes, as quais representam, aproximadamente, três quartos de todos os impactes negativos no meio ambiente.
Os resíduos são um exemplo perfeito dos desafios e oportunidades que se avizinham. Actualmente, na Europa, são despejadas por ano milhões de toneladas de resíduos - e o número tende a aumentar. Mesmo assim, a indústria de reciclagem europeia está bastante avançada e permite reciclar cerca de 40% dos referidos resíduos.
Com incentivos adequados, poderia ser reciclada e posteriormente reutilizada uma percentagem ainda maior. Políticas que encorajem práticas não sustentáveis, deverão ser substituídas.
Em contrapartida, o desenvolvimento e a utilização de práticas sustentáveis e inovadoras devem ser encorajadas, por exemplo através da introdução de incentivos financeiros que recompensem investimentos na eficiência e favoreçam a implementação dessas práticas a longo prazo.

                                                    FNeves