quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

COMO MUDAR ESTILOS DE VIDA


Mudar um hábito que já está consolidado há tempo é muito difícil: fazer ginástica regularmente, alimentar-se bem, parar com as compras impulsivas, ou simplesmente ter o escritório arrumado, são exemplos de práticas que podem levar uma pessoa à frustração caso queira adquiri-las e não consegue. Mas porque será que é tão difícil adquirir novos hábitos se as intenções são boas?
Faz parte da natureza humana arrancar com grandes objetivos. No entanto, como frequentemente se desiste deles antes de os conseguir atingir, é melhor começar com pequenas mudanças, com planos a curto prazo, tendo em vista objetivos ao seu alcance de forma a aumentar a autoconfiança para depois avançar para metas mais ambiciosas.
Por outro lado, é importante encontrar uma motivação pessoal, que o possa fazer sentir-se realizado e com a sensação de ter o seu próprio destino sob controlo. Ou seja, perguntar-se qual a verdadeira razão de querer uma tal mudança e encontrar a resposta numa motivação só sua e não numa pressão externa. Pode ser útil pensar em como esta mudança de comportamento pode contribuir para vir a ser a pessoa que deseja ou de que forma pode contribuir para melhorar a sua relação com os outros.
 Por fim, necessita de criar novas rotinas, que tornem os comportamentos desejados em automatismos, afastando assim os velhos hábitos. No fundo, é preparar-se para reagir a situações específicas, como por exemplo, no caso de querer deixar de fumar, recusar um cigarro se lhe for oferecido um.
Por norma, é muito mais fácil encontrar razões que justifiquem os nossos maus hábitos do que as que justificam os novos. O ser humano é feito de hábitos, daí ser tão difícil deixar os antigos, por muito maus que sejam. Um primeiro passo é reconhecer a dificuldade em mudar, pois ajuda-nos a sermos menos austeros connosco quando estamos em vias de mudança e a aceitar melhor os nossos limites, criando assim espaço para que seja tudo mais natural.

           Rossana Appolloni