domingo, 23 de dezembro de 2012

ALGUNS CONSTRANGIMENTOS DA EDUCAÇÃO EM PORTUGAL




A educação melhorou consideravelmente nos últimos cinquenta anos. Todavia, ao mesmo tempo que cada vez maior número de estudantes frequenta as escolas também um maior número de estudantes abandona o sistema educativo, sem que tenham adquirido as competências necessárias para uma correcta inserção no mercado de trabalho. Nos países ocidentais estima-se que um em cada três adultos possua apenas educação secundária.
A educação é determinante no futuro de qualquer pessoa; ela não só está associada a uma maior remuneração mas, também, a melhor saúde e até a uma maior esperança de vida. Não é de esquecer, igualmente, que a educação poderá contribuir decisivamente para o crescimento económico.
O insucesso escolar penaliza uma criança para toda a vida. Uma criança que, como consequência desse insucesso, abandona a escola sem qualificações, tem perspectivas desfavoráveis em termos de emprego: menor remuneração na vida activa e menor pensão de reforma. Também não será capaz de participar na vida cívica nem de enquadrar-se convenientemente na sociedade moderna, além de vir a pagar menos impostos.
O abandono escolar, igualmente, acarreta custos elevados para a sociedade, limita a capacidade de produzir, crescer e inovar, prejudica a coesão social e impõe aumento das despesas sociais.
A redução do insucesso escolar e consequente abandono são uma prioridade para as políticas educativas de qualquer país. A educação e as competências são cada vez mais valorizadas na sociedade, já que as pressões geradas pela globalização põem em risco a coesão social.
A crise económica actual obriga a uma resolução prioritária do problema, visto que tornou muitas famílias vulneráveis economicamente. A situação coloca grande pressão sobre os governos em termos de escolha e implementação de melhorias nas políticas educativas.
O afastamento da escola ocorre quando as políticas educativas não conseguem evitar que o estudante siga o seu percurso escolar normal. Várias causas podem ser apontadas; da responsabilidade do estudante, podemos referir as dificuldades de aprendizagem, enquanto que os curricula e os métodos de ensino inadequados poderão ser da responsabilidade da escola e do poder central.
O insucesso escolar não é inevitável: políticas adequadas poderão conduzir-nos a sociedades mais justas em que os custos sociais sejam mínimos e em que todos possam ter as mesmas oportunidades. Pôr em prática políticas que reduzam o insucesso escolar e o abandono escolar, terão custos que serão recuperados a longo prazo.
Nos Estados Unidos um diplomado possuidor de grau superior poderá ganhar durante a sua vida activa mais $ 260.000 que um diplomado por uma escola secundária e pagar mais $ 60.000 em impostos. Também as despesas a suportar com a segurança social serão menores. Embora com valores muito diferentes, a situação em Portugal é semelhante.
Mesmo em época de crise, será desejável que as estruturas educativas continuem a desenvolver acções que contribuam para a redução dos constrangimentos da educação em Portugal. 

                                                                     FNeves