terça-feira, 20 de novembro de 2012

MELHORES COMPETÊNCIA, MELHORES EMPREGOS...UMA VIDA MELHOR



As competências elementares são definidas como sendo a aptidão para resolver problemas em ambientes de forte componente tecnológica (a capacidade para utilizar as novas tecnologias, na resolução de tarefas complexas), a compreensão da escrita (a capacidade de compreender e utilizar informações contidas num texto escrito) e o cálculo  a capacidade de utilizar, aplicar, interpretar e comunicar informações e conceitos matemáticos).
As competências tornaram-se a moeda de troca do século XXI. Um investimento insuficiente conduz à marginalização das pessoas; os avanços tecnológicos não se traduzem em crescimento económico e os países perdem a sua competitividade. De notar, no entanto, que as competências não se transformam automaticamente em emprego e em crescimento.
A crise económica mundial, acompanhada de altas taxas de desemprego, em particular entre os jovens, torna ainda mais importante a necessidade de melhoria das competências e o combate às enormes desigualdades salariais entre os trabalhadores.
É, pois, fundamental investir na melhoria das competências ao longo da vida profissional, não esquecendo o pré-escolar e a escolaridade obrigatória. De facto, é significativa a percentagem de jovens que não atingem as competências básicas ao fim da escolaridade obrigatória e um número considerável de adultos não possui as capacidades mínimas necessárias para ter sucesso na sociedade actual.
Mesmo durante a crise de 2010, com taxas de desemprego elevadas, houve países em que foram referidas dificuldades em encontrar trabalhadores com competências adequadas. Poderá concluir-se que ou os trabalhadores não possuem as competências necessárias ou não as utilizam de forma apropriada para promover o desenvolvimento económico.

                                     FNeves