segunda-feira, 15 de outubro de 2012

O INVESTIMENTO NA LITERACIA


A implementação da literacia é uma condição essencial para o crescimento económico e para o bem-estar. Os investimentos para desenvolver a literacia dos cidadãos produzem ganhos tangíveis quer para os indivíduos quer para a sociedade.
Além dos ganhos materiais é importante lembrar que a literacia faz parte da natureza humana; embora a autoconfiança seja um valor não quantificável poderá estimular o sucesso económico e social.
A melhoria da literacia poderá transformar vidas não só do próprio mas também das suas famílias e da sociedade em geral. Só na Europa, aproximadamente 75 milhões de adultos manifestam deficiências de literacia e, ao contrário do que é geralmente aceite, muitos deles são naturais do país e não migrantes. Infelizmente as estatísticas não são fiáveis, desconhecendo-se o número exacto de pessoas com problemas desse tipo.
A União Europeia reconhece que as competências de leitura e escrita são essenciais para o desenvolvimento pessoal e para a independência económica. É indispensável um fácil acesso a cursos para adultos (na escola, no local de trabalho ou mesmo em casa) de qualidade e a preços razoáveis. Todavia a adesão por parte dos interessados é ainda reduzida.BV
Várias entidades poderão contribuir para a melhoria da aprendizagem: os amigos e a família poderão ajudar a ultrapassar as atitudes negativas face à aprendizagem; os empregadores e as associações sindicais podem desenvolver as competências básicas, promovendo cursos especializados que permitam o aumento da produtividade e a utilização intensiva das novas tecnologias.
Em Portugal, o programa Novas Oportunidades procura reconhecer competências no âmbito da literacia, competência digital e comunicação oral. Já envolveu perto de 1,6 milhões de pessoas.

                                                     FNeves O