sábado, 27 de outubro de 2012

A LITERACIA NO MUNDO MODERNO


Tradicionalmente, a expressão Literacia designa a destreza com uma determinada língua, sobretudo no que diz respeito à leitura, escrita e oralidade, as quais desempenham um papel preponderante na comunicação e na compreensão de ideias.
Comparativamente, a expressão Literacia Digital pretende designar o uso eficaz da tecnologia digital, tal como os computadores, as redes informáticas, os telemóveis, entre outros. O conhecimento, tanto do funcionamento destes equipamentos, como dos programas informáticos que lhe estão associados, pode ser preponderante para essa eficácia. Conhecer como funciona um determinado equipamento aumenta significativamente a probabilidade de o utilizar mais eficazmente.
Uma boa literacia é essencial para melhorar a vida das pessoas e promover um crescimento forte e sustentável. A literacia ajuda o indivíduo a desenvolver capacidades de reflexão, crítica e empatia e é essencial para o bem-estar pessoal.
Só um aumento de literacia poderá conduzir a um aumento da produtividade da população trabalhadora. Essa política foi já desenvolvida em diversos países com resultados prometedores. Todavia muito mais deverá ser feito; mesmo na Europa há necessidade de a implementar. De facto, há ainda um número considerável de Europeus com deficiente grau de literacia. A nível global, estima-se que 1 em cada 5 adultos e 1 em cada 5 jovens com 15 anos não possui competências de leitura suficientes para uma integração plena na sociedade.
A literacia é uma qualificação fundamental para os cidadãos de todas as idades no mundo moderno e a permanente mudança no trabalho, na economia e na própria sociedade tornam-na ainda mais importante. Várias razões podem ser invocadas, nomeadamente:
- O mercado de trabalho é cada vez mais exigente no que diz respeito ao nível de literacia.
- As participações cívicas e sociais no mundo digital de hoje são cada vez mais dependentes da literacia.
- A comunicação (social, cívica e económica) tem como suporte a escrita.
- A população está a envelhecer, necessitando, por isso, de constante actualização dos seus conhecimentos de literacia, em especial dos que dizem respeito à literacia digital.
- A pobreza e a fraca literacia formam um círculo fechado, potenciando-se mutuamente.
- O aumento da mobilidade e as migrações estão a tornar a literacia mais exigente em termos de conhecimentos linguísticos.
Estamos pois a viver um paradoxo: sendo a leitura e a escrita cada vez mais importantes no contexto do mundo digital, verifica-se que a sociedade não satisfaz essa exigência. Torna-se, pois, urgente modificar essa situação que, há muito, se tornou preocupante.

                                     FNeves