quarta-feira, 19 de setembro de 2012

NOVAS IDENTIDADES DOCENTES


                                        
Façamos uma reflexão sobre a necessidade de transformar as práticas educativas do professor, face a um novo panorama de multiculturalidade, em que as diferenças abrangem questões culturais e sociais.
          É atual a necessidade dos alunos partilharem as suas culturas de modo criativo e interativo o que permite ao professor, por um lado, identificar o seu perfil e por outro, realizar adequações no modo de ensinar. Apesar dos programas estabelecidos e dos manuais esclarecedores, os professores deverão proporcionar ao jovem a oportunidade de uma procura de saberes de modo autónomo através das novas tecnologias, consulta bibliográfica, trabalhos de campo ou outras iniciativas. Esta será uma oportunidade de despoletar o interesse dos alunos pelas aprendizagens. A problemática da origem de uma nova identidade docente depende da implementação de novos projetos relacionados com as diferentes culturas.
          O sistema educativo, procurando assumir uma igualdade de oportunidades para todos, começou por oferecer aos alunos uma igualdade de acesso tratando todos de modo semelhante. Encontraram-se inúmeros casos de insucesso pela existência de diferenças nos contextos em que os alunos se enquadravam: sociais, culturais e psicológicos. As convicções de uma escola que avalia pelo mérito numa oferta igual para todos, foi posta em causa. Começou a surgir a necessidade de uma aceitação da diferença e de uma adequação na situação de ensino-aprendizagem através de mudanças significativas no modo de transmitir o conhecimento no sentido e de dar resposta aos alunos preparando-os para o papel de cidadãos. É necessário repensar novas formas de produzir o conhecimento, de valorizar os saberes e de reconhecer as competências que os alunos adquiriram ao longo da sua vida. O novo conceito de professor-investigador permite ao aluno movimentar-se tendo como base a diversidade cultural, valorizando a imagem do aluno no seu próprio campo e perante o grupo, numa perspetiva  construtiva de partilha mútua das diversas experiências. Em suma, adequar o conteúdo ao contexto.

                                               Paula Molarinho