terça-feira, 3 de julho de 2012

ONDE ESTÁ A FELICIDADE: NO PASSADO, NO PRESENTE OU NO FUTURO?



        
A questão da felicidade está diretamente relacionada com o tempo psicológico em que vivemos. Há pessoas que vivem essencialmente focadas no passado, outras no presente e outras ainda no futuro. As pessoas melancólicas e saudosistas vivem sobretudo num tempo que já passou, não conseguindo tirar fruto das vivências do presente. Para estas, as experiências do passado podem ser de tal maneira presentes que deixaram de acreditar num possível futuro feliz.
No extremo oposto, encontram-se aqueles que fazem tudo em função de um futuro melhor. Entregam-se a sacrifícios no presente contando com uma recompensa futura. O problema é que, na maioria das vezes, essa suposta recompensa nunca chega. E mesmo quando chega, a sensação de bem-estar dura pouco, pois a pessoa rapidamente impõe a si própria novos objetivos, recomeçando um novo ciclo onde impera a ansiedade.
Num tempo presente, estão aqueles para quem a vida é um conjunto de experiências agradáveis a cada momento. Para estas pessoas, o prazer está no aqui e agora, portanto há que procurá-lo em tudo o que se faz, independentemente das consequências. Associam o esforço à dor e o prazer à felicidade, pelo que procuram o prazer imediato e evitam o mais possível as dificuldades. No entanto, o prazer imediato também dura pouco e facilmente se aborrecem. Além disso, são muitas as vezes em que as suas escolhas não trazem benefícios a longo prazo, alimentando assim uma sensação de vazio interior frequente.
            Onde se encontra então a possibilidade de ser feliz? Seguramente no presente, mas em ações cujas vantagens se sintam não só no aqui e agora mas também no futuro. O único modo para sentir uma felicidade que dure no tempo é apreciar uma viagem presente mas em direção a um destino que se julgue importante.
                                                                   Rossana Appolloni