terça-feira, 5 de junho de 2012

VALE A PENA TER EMOÇÕES POSITIVAS?


As emoções jogam um papel fundamental na nossa vida simplesmente porque são elas que nos levam a agir. É a emoção que sentimos que nos empurra a fazer escolhas, é ela que nos dá a motivação necessária para tomarmos decisões. Por vezes pensamos que é a nossa parte racional a decidir, mas na verdade é a expectativa de viver emoções positivas que nos leva a seguir uma determinada estrada. Se não tivéssemos emoções seríamos praticamente vegetais; poderíamos manter a razão a funcionar, mas viveríamos numa indiferença total perante os acontecimentos e os pensamentos.
Precisamos de nos sentir bem para dar sentido à nossa vida, daí ser fundamental fazermos o que nos dá prazer. É verdade que por vezes somos levados a fazer coisas de que não gostamos, mas se por cada “obrigação” fizermos também algo por puro prazer, as emoções positivas acabam por ganhar mais peso na nossa vida! E porque é que é tão importante sentir emoções positivas? Porque elas alargam o nosso campo de interesse, preparam-nos para novos sonhos, estimulam a nossa criatividade e a nossa produtividade e facilitam a criação de novas relações humanas.
Se por um lado as emoções negativas agravam a nossa tendência a criticar, a fazer juízos de valor e a tornar mais difícil a nossa tomada de decisões, as emoções positivas facilitam a tolerância, a criatividade, a produtividade e até a longevidade. Ter emoções positivas contribui para o nosso bem-estar e ajuda a lidar com os desafios da vida. Por isso, façamos o que nos dá prazer, entreguemo-nos ao que nos faz sorrir, pois são esses momentos que dão significado à nossa existência e nos fazem viver num mundo positivo!

                                             Rossana Appolloni